7 passos para você tirar a CNH
O ato de dirigir é visto por muitas pessoas como um ato de liberdade e independência. Poder se locomover por meio da condução de um veículo é o desejo de muita gente, ganhando praticidade e rapidez nos deslocamentos diários.
E se tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o seu desejo, esse artigo é para você! Separamos 6 passos que você deve seguir para conquistar a tão sonhada primeira habilitação.
Categorias da habilitação
Antes de abordarmos os passos e o processo para tirar a CNH, vamos falar brevemente sobre as 5 categorias que ela pode ter:
- Categoria A: permissão para conduzir motocicletas, motonetas e triciclos;
- Categoria B: permissão para conduzir carros, picapes e vans;
- Categoria C: permissão para conduzir caminhões, caminhonetes e vans de carga;
- Categoria D: permissão para conduzir ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros;
- Categoria E: permissão para conduzir carretas, treminhões, ônibus articulados e veículos com trailers.
Além das categorias citadas acima, ainda existe a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Com ela é possível conduzir veículos de duas ou três rodas que não ultrapassem os 50 km/h, caso de scooters e bicicletas elétricas.
Contudo, é importante ressaltar que, ao tirar a primeira habilitação, somente duas categorias podem ser escolhidas: A, B ou as duas juntas (AB). As demais só podem ser incluídas posteriormente e falaremos mais sobre isso em outra oportunidade.
Requisitos obrigatórios
Agora que você conhece as categorias de CNH existentes e quais delas podem ser escolhidas no momento de tirar a primeira habilitação, vamos falar sobre alguns requisitos básicos que você deve ter para iniciar o processo. São eles:
- ter 18 anos completos;
- saber ler e escrever;
- possuir documento de identificação válido;
- possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- comprovante de residência no município da autoescola.
Você cumpre todos os requisitos listados acima? É hora de começar o processo e seguir os 7 passos para conquistar sua primeira CNH.
1. Coleta da biometria
O primeiro passo para tirar a sua CNH é procurar o DETRAN-DF para realizar a coleta da sua biometria, foto e impressões digitais. O atendimento é realizado por ordem de chegada e você pode conferir aqui em quais unidades você pode realizar o procedimento.
2. Realização dos exames
O candidato a obter a primeira habilitação precisa passar por dois exames médicos: o exame psicológico e o exame de aptidão física e mental.
Esses exames são realizados em clínicas especializadas e credenciadas ao DETRAN-DF por profissionais qualificados. Se você busca uma clínica confiável e com experiência, você pode agendar seus exames com a gente.
3. Escolha da Autoescola
Após a realização dos exames na clínica credenciada pelo DETRAN, o candidato deverá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC), também conhecido como autoescola. É importante escolher um CFC confiável, pois nele o aluno realizará outras etapas e também receberá todo o apoio e suporte necessários.
4. Curso teórico/legislação
O curso de legislação é obrigatório e são 45 horas/aula com conteúdo pedagógico definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Além disso, as aulas são dividas em 5 temas:
- 18 horas/aulas de legislação
- 16 horas/aulas de direção defensiva
- 04 horas/aulas de primeiros socorros
- 04 horas/aulas de meio ambiente
- 03 horas/aulas de mecânica
Cada aula ministrada tem duração de 50 minutos e o aluno pode assistir no máximo 10 aulas por dia.
5. Exame teórico
Após concluir as aulas teóricas, o aluno deve entrar em contato com a secretaria da autoescola e solicitar a marcação do seu exame teórico. A prova contém 30 questões e deve ser respondida em 40 minutos.
Nesse exame serão avaliados os conhecimentos teóricos do candidato e ele deve obter no mínimo 70% de aproveitamento. Isso significa que o aluno estará aprovado caso acerte 21 das 30 perguntas.
6. Aulas Práticas
É hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no volante. Após conquistar a aprovação no exame teórico e obter a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), o aluno deve realizar as aulas práticas no veículo da autoescola.
Serão 20 aulas/horas práticas ao total, sendo que dessas, obrigatoriamente 3 horas/aulas devem ser realizadas em período noturno. Caso necessário, o aluno pode negociar com a autoescola a realização de aulas extras.
7. Exame de direção
Aulas práticas concluídas, é chegado o grande (e temido) dia: hora de realizar o exame prático de direção.
Nesse teste, os alunos têm suas capacidades avaliadas por examinadores de acordo com situações reais do trânsito. Porém, é importante ressaltar que os critérios variam um pouco de Estado para Estado.
UFA! Depois dessa série de passos, você consegue realizar o sonho de tirar a sua CNH. Lembrando que o tempo médio para realizar o processo, depende de cada aluno, mas em média leva cerca de 4 a 6 meses.
Gostou do conteúdo de hoje? Não deixe de compartilhar com aquele amigo ou familiar que pretende tirar a primeira habilitação e quer saber mais sobre como é o processo e os passos a serem seguidos. Até a próxima!