Placas: você sabe significado?

As placas de trânsito têm o objetivo de manter o fluxo do trânsito em ordem e em segurança. Elas são encontradas suspensas ou na lateral da via e transmitem mensagens ao condutor através de legendas e símbolos que foram legalmente instituídos.

Por isso, é necessário que todo condutor conheça seus significados. Durante a preparação para os exames teóricos de habilitação de condutor, é necessário aprender como os sinais de trânsito se dividem e quais os seus significados.

Placas de trânsito: você conhece seus significados?

Identificar as mensagens que estão por trás de cada placa de trânsito é essencial para a orientação dos motoristas e pedestres e para manter o trânsito organizado e seguro. O Código de Trânsito Brasileiro defende que esse conjunto de sinais, quando colocados em vias públicas, garantem a fluidez dos veículos e garantem a segurança de quem circula pelas vias.

As placas de trânsito, também conhecidas como sinalização vertical, são divididas em 3 categorias: Sinalização de Regulamentação, Sinalização de Advertência e Sinalização de Indicação.

Sinalização de Regulamentação

As placas de regulamentação aparecem nas cores branca, vermelha e preta, em formato circular, mas há duas exceções: a placa “PARE” que é octogonal e “Dê a preferência” que é um triângulo invertido. São 51 placas que expressam proibições, condições, obrigações e restrições.

placas de transito

Sinalização de Advertência

As placas de advertência são de caráter de recomendação, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre as condições que podem oferecer perigo. Suas cores são amarelo e preto, com exceção da placa que indica “Obras” que é laranja e preta e a placa de “Semáforo à frente” que é amarela e apresenta detalhes em verde e vermelho.

placas de transito

As placas que sinalizam obras, informam o condutor sobre a aproximação de obras na via e possuem fundo laranja.

placas de transito

Sinalização de Indicação

Os sinais de indicação tem o objetivo de situar o usuário da via sobre a identificação, distância entre localidades, serviços auxiliares nas proximidades, educação no trânsito e atrativos turísticos.

Placas de indicação

placas de transito

Placas Educativas

placas de transito

Placas de Atrativo Turístico

placas de transito

Placas de serviços auxiliares

placas de transito

A gente sabe que são muitas placas, mas é preciso estar sempre atento e se lembrar delas, afinal a sua segurança e a segurança no trânsito deve ser mantida.

Compartilhe

Não é necessário agendar! Somos a única Clínica Credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!