Como evitar acidentes com derrapagem e aquaplanagem
Dirigir em condições normais já deve ser feito com muita atenção. Agora, em casos de chuvas fortes ou situações que dificultem a condução do veículo, a cautela deve ser triplicada.
Assim, para evitar riscos de acidentes e problemas, caso o carro sofra uma derrapagem ou aquaplanagem, é preciso primeiramente compreender como são tais cenários.
Aquaplanagem
A aquaplanagem pode ser definida como o acúmulo de “lâminas” de água na pista, comum em dias de chuva.
Ou seja, esse acúmulo faz com que carros que estejam em velocidade de 80 km/h ou superior e percam o contato dos pneus com o solo, e é preciso lembrar que, mesmo o nome remetendo à água, o problema não se restringe à mesma, podendo acontecer também em pistas com lama.
Então, para evitar acidentes causados pela aquaplanagem, a primeira coisa a se fazer é diminuir a velocidade, aumentando a estabilização do carro.
Além disso, é essencial que a manutenção e calibragem dos pneus esteja em dia, visto que pneus gastos não possuem mais os chamados “sulcos”, que garantem a aderência do veículo com a pista.
Derrapagem
Na derrapagem também ocorre o deslizamento de um veículo na via, porém este não é causado pela presença acumulada de água. Nesse caso, normalmente, o carro perde o contato com o solo em decorrência da presença de óleo na pista. Ao vazar de outros carros, o óleo pode se diluir com a água da chuva, fazendo com que a pista se torne escorregadia.
Ainda há casos também em que a derrapagem acontece devido às más condições dos pneus que, como citado no tópico acima, perdem os sulcos antiderrapantes.
Assim, a aderência com o solo é perdida ao menor contato com a superfície, que pode estar molhada ou extremamente lisa.
A fim de evitar que o veículo derrape, procure manter as trocas dos pneus em dia. E lembre-se de sempre manter a calma, para que você possa restabelecer o controle do carro.
Fonte: Doutor Multas