Quais os primeiros procedimentos após uma batida?
Como dissemos no artigo anterior sobre as multas, ninguém deseja bater, mas isso pode acontecer a qualquer hora e, literalmente, em qualquer lugar.
Quando estamos no processo de conseguir a primeira habilitação temos, em média, quatro aulas sobre primeiros socorros, o que nos prepara breve e superficialmente sobre o que fazer quando acontecer um acidente.
Por isso, trouxemos neste artigo os primeiros procedimentos após uma batida para que você, caso precise, saiba o que fazer.
1- Mantenha a calma
Bater o carro deixa qualquer um nervoso. Seja pelos danos materiais ou pelo susto de alguém ter se machucado. Mas o primeiro passo é manter a calma e verificar se existem pessoas feridas. Caso sim, é preciso acionar os serviços de emergência conforme a necessidade.
2- Sinalize o local
Sinalizar o local é a segunda coisa mais importante em casos de batidas. Isso para evitar que novos acidentes ocorram. Após ligar o pisca-alerta, posicione o triângulo em uma distância de no mínimo 30 metros. Ou, para ampliar a segurança, conte também a velocidade máxima da via. Se o dia estiver chuvoso ou com neblina, dobre a distância do posicionamento do triângulo.
3- Registre um Boletim de Ocorrência
Em um acidente com vítima é obrigatório o registro do boletim. No entanto, caso não tenha vítimas, fazer o boletim também é recomendável. Isso porque pode facilitar na hora de acionar o seguro particular ou entrar em um acordo entre os motoristas para futuras indenizações. Registre fotos dos danos, dados dos condutores e dos veículos, além do endereço, dia e horário.
4- Retire o veículo da pista
Mais uma vez, se não houver vítimas na batida, os carros devem ser retirados assim que as coisas forem resolvidas. Você nunca deve sair do local e deixar para tirar o carro depois. Isso porque, de acordo com o artigo 178 do CTB, é infração média com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH não retirar os veículos envolvidos do local do acidente.
5- Não seja omisso
Omissão de socorro também é considerado crime, punido com detenção que pode variar de um a seis meses ou multa. Sempre que estiver envolvido em um acidente, ou passar por um que você pode parar com segurança o seu carro e ajudar, ajude!
Gostou do conteúdo deste artigo? Compartilhe com os amigos!
Fontes: Revista Carro; Auto Papo.