Aditivada ou comum: qual a melhor gasolina para o meu carro?
Se tem uma coisa que o brasileiro vem buscando ultimamente é comparar os preços de combustível. Afinal, a gasolina chegando a mais de R$7,00 o litro, é importante procurar o menor preço.
Mas uma dúvida que sempre existiu é em relação ao tipo de gasolina: aditivada ou comum? Qual a diferença? Qual é melhor para o meu carro?
Sendo assim, trouxemos os principais pontos para você, motorista, fazer a escolha certa na hora de abastecer.
Gasolina comum
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina comum é um combustível que não tem nenhum aditivo de limpeza em sua composição. Durante a combustão, ela deixa resíduos no motor do automóvel, comprometendo a mistura de ar e combustível a longo prazo.
Além disso, ela possui uma adição de etanol anidro, que é o etanol quase totalmente sem água.
Gasolina aditivada
Já a gasolina aditivada tem aditivos e dispersantes químicos em sua composição, que promovem uma “limpeza” no motor, ajudando a desprender a sujeira que fica presa em suas partes internas.
Esses aditivos protegem e lubrificam as partes internas do motor. Isso acontece porque, com o tempo, vapores de lubrificante que normalmente circulam pelo motor depositam-se nas válvulas de admissão e na ponta dos bicos injetores.
Qual rende mais?
O motorista sempre busca o melhor custo benefício, por isso um grande questionamento é se a aditivada rende mais.
Não é correto afirmar que a gasolina aditivada rende mais que a comum. Ela garante a mesma independência ao motor, e a distinção entre elas se dá apenas na limpeza do sistema de alimentação do combustível.
Enquanto a aditivada mantém limpas todas as partes do motor que estão em contato com o combustível, a gasolina comum não atua nesse processo de limpeza.
Como fazer a transição de um tipo para outro?
Caso o motorista deseje trocar da aditividada para a comum e vice e versa, não é necessária uma troca gradual.
Atualmente, os aditivos fazem uma limpeza gradual do motor do veículo, permitindo seu uso sem a necessidade da mistura.
O motorista deve ficar atento apenas com o posto que irá abastecer. Isso porque alguns locais podem misturar diferentes tipos de combustíveis, podendo levar prejuízos para o carro.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!
Fontes: Summit Mobilidade 2022; Revista Carro; Moura; Auto Papo