Fumaça branca saindo do escapamento: e agora?
Bem, antes de mais nada, é extremamente normal que saia fumaça do escapamento do carro, Porém, se a fumaça for branca e estiver sendo emitida enquanto o motor do veículo está aquecido, é preciso ficar atento!
A fumaça branca pode ser um sinal de problemas simples, mas com certeza é um indício de que há algo de errado com o carro.
Obviamente que apenas um mecânico de confiança consegue diagnosticar o problema do veículo e assim solucioná-lo. Porém, é possível que esse transtorno aconteça e, no momento, você esteja bem longe do mecânico.
Por isso, separamos algumas questões que possam estar resultando nesse problema. Afinal, ter algumas noções básicas e agir rapidamente é o melhor para evitar que problemas maiores aconteçam.
Motivo 1: Líquido no radiador
Existe uma grande chance do problema ser líquido no radiador. Quando a junta do cabeçote está com defeito e acaba passando água, a mesma acaba atingindo a câmara de combustão, o que gera a fumaça. Fica mais fácil identificar este problema quando o nível do reservatório do radiador cai de forma rápida.
Inclusive, o defeito pode afetar gravemente o funcionamento do motor, contaminando as velas e o ar combustível.
Motivo 2: Freios
Apesar de não ser tão comum, os freios podem ser a causa da fumaça branca. Com danos no cilindro mestre, o fluido de freio pode vazar e parar no servo, sendo absorvido e queimado pelo motor.
É claro que aqui só trouxemos duas causas. Porém, qualquer alteração em relação a fumaça diferente saindo do veículo, é fundamental que você procure o seu mecânico de confiança!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos.
Fonte: DPK; Cobli Blog; Sofit