Aula de direção para habilitados

Imagem: Facebook

Ter uma carteira de habilitação, não significa que a pessoa já esteja 100% preparada para dirigir. 

Muitas vezes, o habilitado ou recém habilitado pode ainda se sentir inseguro em conduzir o veículo sozinho ou ter alguma dificuldade em certas manobras. Afinal, a prática leva a perfeição. 

Qual o objetivo das aulas para habilitados? 

Essas aulas têm o objetivo de dar mais confiança e conhecimento para os motoristas que já passaram pelo processo de habilitação. 

Assim, o aluno se torna mais preparado para o dia a dia no trânsito, contribuindo para a sua maior autonomia e segurança no momento de dirigir. 

Normalmente, o motorista procura uma auto escola, apresentando a CNH ou PPD com um documento de identificação com foto e solicita as aulas, explicando quais suas maiores dificuldades. 

É importante lembrar que se o aluno tem algum empecilho emocional, o instrutor não conseguirá resolver esses problemas e, por isso, deverá procurar ajuda profissional e específica.  

Duração das aulas 

Normalmente, essas aulas têm a mesma duração que uma aula para quem está no processo para tirar a habilitação. Ou seja, 50 minutos, sendo possíveis até duas aulas no mesmo dia. 

O aluno pode sugerir ao instrutor que faça os caminhos do seu dia a dia, como ida e volta para o trabalho, faculdade, academia, etc, assim como o trânsito no centro da cidade e até pequenos trechos que pegue a rodovia. 

O importante é que o aluno pratique e tire as principais dúvidas com o objetivo de se tornar um motorista melhor e não apenas ser aprovado no exame. 

Quem pode realizar essas aulas? 

Todos que já foram aprovados no exame prático de direção e tenham PPD ou CNH. Para isso basta procurar um Centro de Formação de Condutores credenciado pelo Detran-DF para realizar as aulas. 

O Contran, através da sua resolução 789/20, estabelece alguns critérios para quem está aprendendo a dirigir. No entanto, não existe qualquer regulamentação sobre o treinamento com condutores habilitados. 

Valores 

Para esse tipo de aula não existe um valor fixo, o que geralmente acontece é as auto escolas cobrarem o valor de uma aula comum, assim como para os não-habilitados. 

Dessa forma, é possível comprar um pacote com um número de aulas razoável para o motorista conquistar sua segurança no trânsito. 

Tiramos suas principais dúvidas sobre o assunto? Compartilhe com os amigos. 

 

Fontes: Dirigir é Possível; Auto Escola Futura; Procondutor.

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!