“Cinquentinha” – para pilotá-las as aulas agora são opcionais

CINQUENTINHA

Popularmente conhecidos como “cinquentinha”, os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas cuja cilindrada não exceda 50 cm³ e que a velocidade final não exceda os 50 km/h. A Resolução 778/2019 facilitou o acesso à ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Para pilotar uma “cinquentinha” você não precisa mais fazer aulas de rua. Anteriormente era obrigatório fazer, pelo menos, 20 horas-aula das quais quatro horas no período noturno. Além disso, o candidato teria que se submeter a exame de aptidão física e mental e avaliação psicológica. Sendo aprovado, era necessário passar nos exames teóricos e prático.

Agora, as aulas teórico e práticas são opcionais. Em 12 meses, os candidatos à ACC devem realizar apenas as provas teórica e prática além dos exames médico e psicológico, que você pode agendar por aqui mesmo no site da HP Clínica DF.

O curso passa a ser obrigatório, caso o candidato não consiga passar no respectivo teste. Para a renovação da ACC é exigido um mínimo de 5 horas-aula de curso prático sendo que pelo menos 1 hora-aula seja feita no período noturno. O Denatran esclarece, contudo, que será mantida a exigência de 20 horas-aula de curso teórico.

É importante lembrar que os ciclomotores se diferenciam das motocicletas. Existem vários modelos disponíveis no mercado. Seu condutor, todavia, deve ser maior de 18 anos. Isso porque, segundo o Contran, “o condutor deve ser imputável perante a lei”. Ou seja, estar apto a responder à justiça por tudo que for de responsabilidade dele. Vale lembrar que os ciclomotores devem ser emplacados e licenciados para poderem circular. Todos os impostos e taxas que incidem sobre as motocicletas também se aplicam às “cinquentinhas”.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre as atualizações desse tema.

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!