Chuva: dicas para dirigir com segurança
Para aqueles que estão recém-habilitados, dirigir na chuva ainda é um dos medos de muitos. Via escorregadia, baixa visibilidade, pontos de alagamento e buracos ocultos são obstáculos que podem gerar acidentes.
Separamos algumas dicas para você lidar com mais segurança ao lidar com as chuvas no trânsito.
Dicas para melhorar a visibilidade na chuva:
- Ao chover, a visibilidade na pista fica alterada. Desta maneira, utilize o farol baixo para conseguir enxergar melhor a pista e também para que os veículos ao redor consigam te enxergar.
- Fique atento também, aos limpadores de para-brisas. Riscos de borracha no vidro ou o som feito pela peça indicam que a mesma está na hora de ser trocada.
- Caso os vidros estejam embaçados, ligue o ventilador interno, o desembaçador ou o ar-condicionado. Lembre-se de direcionar o vento para o para-brisas.
- Não ande com o pisca-alerta ligado porque pode gerar confusão no trânsito e possíveis colisões, uma vez que passa a impressão de que seu carro está parado.
Cuidados com a aquaplanagem e frenagem:
- É recomendável sempre reduzir a velocidade pois a água acumulada na via misturada à sujeira e ao óleo aumentam a possibilidade de derrapagens. Com uma velocidade mais baixa, a banda de rodagem do pneu tem maior contato com a via, por consequência, isso aumenta a aderência dos pneus com o solo.
- Da mesma forma, não freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. A perda gradativa de velocidade faz com que o veículo volte a ter contato com a pista e assim, seu controle pode ser retomado.
- Na chuva, o motorista precisa de 3x mais espaço para frear. Mantenha a distância do veículo da frente.
- Se atente a ruídos e dificuldades ao frear. Tais sinais indicam a necessidade de manutenção em seu sistema de freios. Mantenha em dia a manutenção dos discos e pastilhas de freio.
Em caso de enchentes:
- Evite entrar com o veículo em pontos de alagamento. É recomendável que a água não passe da metade da roda do veículo para que o mesmo possa circular com o mínimo de segurança.
- Caso a enchente passe da metade da roda do veículo, abandone-o imediatamente. Procure um local mais elevado para se proteger da chuva e preze pela sua segurança.
- Se o motor “morrer” não tente dar a partida. Mantenha-o desligado e acione o socorro para remover o seu veículo até um centro automotivo.
- Faça um check-up no seu veículo o mais rápido possível depois de enfrentar uma situação de enchente com o mesmo. Além de corrigir eventuais danos, tal medida é importante para assegurar a segurança do condutor.
Para mais dicas e informações, continue acompanhando o nosso blog.