CNH Categoria B
Portar a categoria B da Carteira Nacional de Habilitação habilita o motorista a dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total). Não apenas carros e caminhonetes como também quadriciclos estão inclusos nesta classe.
Para os casos de abertura de processo de adição de categoria, é necessário realizar os exames de aptidão física e mental em uma clínica credenciada do DETRAN-DF e, caso deseje exercer atividade remunerada, deverá também realizar o exame psicológico. Os condutores habilitados nas categorias B, C, D ou E poderão requerer adição da categoria A. Por outro lado, os condutores habilitados na categoria A, poderão requerer somente adição da categoria B.
Se o candidato já for habilitado em outras categorias da CNH, bastam 20 horas de aulas práticas, sendo 15 h em veículo com 3 h noturnas; e 5 h em simulador sendo 1 h noturna.
Exames obrigatórios para tirar a categoria B
- Exame de aptidão física e mental
- Avaliação psicológica
- Agendamento da coleta biométrica
- Exame de Prática Veicular, no Centro de avaliação do DETRAN
Etapas do procedimento
- Coletar a biometria no DETRAN-DF
- Realizar os exames obrigatórios na HP Clínica, clínica credenciada do DETRAN
- Procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) para realizar os cursos práticos
- Fazer o exame prático de direção
Caso seja aprovado, é só aguardar a nova CNH provisória chegar no endereço cadastrado no sistema do DETRAN-DF. Agora, caso seja reprovado, o exame poderá ser remarcado após 15 dias, mediante o pagamento da taxa.
O candidato aprovado receberá uma PPD – Permissão para Dirigir por 01 ano. Após esse prazo o mesmo deverá requerer a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, desde que não tenha cometido infrações de natureza:
- grave
- gravíssima
- média, por mais de uma vez.