CNH digital e suas vantagens

A praticidade que a tecnologia nos proporciona é cada vez mais evidente e com os nossos documentos, em especial com nossa CNH, não seria diferente. 

A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação já é uma realidade desde o segundo semestre de 2018. No entanto, nem todos os condutores aderiram a esta alternativa ou mesmo conhecem as vantagens e funções dessa opção. 

Se você é uma dessas pessoas e ainda tem dúvidas sobre a CNH-e, continue com a gente e conheça todas as suas vantagens. 

Por que optar pela CNH digital? 

A CNH-e armazena todas as informações da carteira impressa, por meio do aplicativo gratuito “Carteira Digital de Trânsito” que está disponível tanto para Android quanto para IOS. Além disso, ela funciona sem precisar de internet. 

1- Praticidade 

O motorista pode ter a Carteira Digital de Trânsito no aparelho celular que já utiliza no dia a dia, com a mesma fé pública do documento de papel. 

2- Segurança 

O documento digital traz dados criptografados, QR Code que garante sua autenticidade e uma assinatura digital. Assim, proporciona validade jurídica, evitando fraudes e falsificações. 

3- Mais utilidade 

O aplicativo permite ainda criar PDF exportável dos documentos, que juntamente com a assinatura gerada tem o mesmo valor jurídico das versões impressas. Ou seja, essa identificação pode ser utilizada por outros serviços do governo eletrônico ou mesmo em situações privadas que exijam a identificação da pessoa. 

Aceita a CNH digital em blitz? 

De acordo com a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), os motoristas podem ficar despreocupados! 

A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser um documento oficial, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de julho de 2017. E, ainda, a Resolução nº 720, de 07 de Dezembro de 2017, que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico. 

No entanto, o condutor deve ficar atento ao funcionamento do celular. Apesar de ser permitido dirigir apenas com o documento digital, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, sujeito a multa. 

Se eu perder meu celular? 

A versão digital conta com a chave de acesso e tem dados criptografados, bastando neste caso, desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do DENATRAN. Assim, ocorre a remoção dos documentos digitais do celular perdido ou roubado. 

Fontes: Moto Online; Portal do Trânsito.

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!