Como funcionam os carros elétricos?

Imagem: Estadão Mobile

 

Apesar de ainda não serem muito populares no Brasil, devido ao seu custo elevado, os carros elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Segundo o último levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), feito no primeiro quadrimestre de 2022, existem 100.000 carros eletrificados circulando no Brasil. 

E um questionamento frequente sobre esse tipo de veículo é sobre o funcionamento dele. 

Diferente dos carros a combustão, os elétricos contam com quatro elementos básicos que aproveitam a eletricidade como fonte de energia: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação ou regeneração de energia. 

A bateria, que é recarregável, armazena a energia que faz o veículo funcionar. Em seguida, o inversor entra em cena, convertendo a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor. 

Geralmente  feitas de íons de lítio, as baterias para o modelo em questão são formadas por vários módulos, o que as tornam mais pesadas, com um peso que varia entre 200 kg até 800 kg. É claro que aqui estamos falando sobre os carros de passeio, e esse valor também alterna de acordo com a capacidade de armazenamento que a bateria apresenta. 

Como recarregar a bateria de um carro elétrico? 

Atualmente, existem três opções para esse processo.

 

1.Em uma tomada comum de 220 Volts, o que pode demorar até 20 horas para carregar completamente. 

 

2. Através de aparelhos chamados Wallbox, um tipo de carregador de parede que completa a carga em até 11 horas. 

 

3.Nos  eletropostos, que são lugares públicos especializados em carregamentos rápidos, com potencial de recarregar cerca de 80% da bateria em menos de uma hora. 

 

Quais as vantagens de um carro elétrico? 

Se você já pensou na  não emissão de poluentes durante o uso, saiba que  ela não é a única. Como o motor do carro elétrico, diferente do motor a combustão, possui somente  uma peça,  a manutenção é menos complexa  e não exige troca de fluídos ou filtros. 

Além disso, por gerar energia cinética por magnetismo, a entrega de força é imediata e silenciosa. Bem diferente  do motor a combustão, que depende da absorção de energia gerada pela explosão para  aumentar a rotação, entregando mais potência e torque. 

Outra vantagem é  a possibilidade de se ter o efeito de freio regenerativo. Ou seja, quando o carro se desloca sem o uso do acelerador, como nas descidas, o motor elétrico faz o caminho inverso, fornecendo uma parte de energia para a bateria. 

 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os carros elétricos? Então não esquece de comentar  e compartilhar nosso artigo com os amigos apaixonados por carro. 

 

Fonte: Motor Show; Mobi Auto; CNN Brasil 

Compartilhe

Não é necessário agendar. Estamos perto de tudo e de você!

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá, posso te ajudar?