Compra e venda de veículos sem dor de cabeça

Imagem: Valor Investe

Vender ou comprar um carro é algo muito sério, isso porque, além de envolver muito dinheiro, mexe diretamente com um bem que pode ser o sonho de consumo ou o meio de trabalho de alguém. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes para você em ambas as situações. 

Quando for comprar… 

Dê preferência pela compra na concessionária da marca. Comprar carros usados nesses lugares é extremamente recomendado, já que a procedência dos veículos normalmente é de confiança. Além disso, o suporte pós venda também será mais garantido.

Em seguida, verifique a parte mecânica do veículo antes de comprar. 

Faça o seguinte:

Ligue o carro em marcha lenta para observar o barulho, bem como eventuais trepidações no volante e no câmbio. Se um carro zero pode vir com defeito de fábrica, usado pode ter muitos problemas de uso.  

A terceira dica é verificar toda a documentação e autenticidade do chassi e motor. Leve o veículo para uma vistoria em local autorizado para confirmar a informação. Assim, faça um acordo com o vendedor para confirmar a autenticidade do chassi e do motor.  

Quando for vender… 

Prepare o carro para a venda, revise alguns pontos básicos essenciais como o óleo, freios e pneus. Além disso, procure consertar qualquer problema que influencie na negociação, seja na parte mecânica ou elétrica. 

Reúna toda a documentação e confira se não existem pendências no veículo. Multas em aberto, IPVA e Licenciamento atrasados geram uma grande dor de cabeça para o possível comprador e para você. 

Essas são algumas dicas essenciais para você que pretende vender ou comprar um veículo neste ano! Bom negócio. 

 

Fontes: Tribuna PR; Think Seg. 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!