Credencial de Estacionamento para Idosos: saiba como emitir de forma rápida e fácil
Desde a criação do Estatuto do Idoso em 2003, diversos benefícios foram estabelecidos para garantir os direitos dessa parcela da população. E um deles é a credencial de estacionamento especial, assegurada pela Lei n.º 10.741/2003.
Inclusive, a legislação determina que 5% das vagas em estacionamentos sejam reservadas exclusivamente para idosos, oferecendo mais conforto e segurança. Ou seja, essas vagas são encontradas em estacionamentos públicos e privados, como shoppings, hospitais e supermercados, facilitando o acesso de idosos a diversos locais.
Porém, para que você possa usufruir desse benefício, é necessário portar uma credencial de estacionamento para idosos, já que este é o documento que autoriza o portador a estacionar seu veículo em vagas reservadas para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
A boa notícia é que, com a digitalização dos serviços, a emissão da credencial de estacionamento para idosos se tornou um processo muito mais simples e rápido!
Então, se você é um condutor com 60 anos ou mais, este artigo é para você! Vamos te contar como emitir a credencial de estacionamento para idosos de forma online.
Como emitir a credencial?
Realizar a solicitação da credencial de estacionamento para idosos é muito simples e pode ser feito diretamente pelo aplicativo do DETRAN-DF, para Android ou IOS. Há ainda a opção de solicitá-la pelo site por meio da opção autorização de estacionamento – idoso.
Documentos necessários
- RG: Documento de identidade original.
- CPF: Cadastro de Pessoa Física.
- CNH: Carteira Nacional de Habilitação.
- Comprovante de residência: Em alguns casos, pode ser solicitado.
É importante que todos esses documentos estejam digitalizados no telefone, pois será preciso anexá-los.
Passo a passo para emitir a credencial online
- Acesse um dos links citados acima. Caso opte pelo aplicativo, se não tiver ele instalado, será preciso baixar.
- Faça o login utilizando os seus dados de acesso ao portal do Detran, como CPF e senha.
- Preencha o formulário, informando os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento, número da CNH e endereço.
- Anexe cópias digitalizadas dos documentos solicitados.
- Caso você esteja emitindo a 2º via desse documento, é necessário pagar uma taxa por meio de boleto, aguardar a confirmação do pagamento pelo sistema para conseguir finalizar o processo. Já a 1º via é gratuita.
- Após o envio do requerimento e o pagamento da taxa (se houver), a credencial será emitida e você poderá imprimi-la ou baixá-la em formato digital.
Onde utilizar a credencial?
Depois de emitida, a credencial de estacionamento para idosos deve ser afixada no painel do veículo em local visível. Ao estacionar em uma vaga reservada, o idoso deve apresentar a credencial ao fiscal ou guarda, caso seja solicitado.
Portanto, é preciso que você imprima o documento e, se possível, plastifique, para que possa ficar mais resistente às intempéries do tempo.
A emissão da credencial de estacionamento para idosos é um processo simples e rápido, que garante mais conforto, já que garante vagas mais próximas aos acessos, evitando longas caminhadas, além da segurança para os idosos, pois ajuda a reduzir o risco de acidentes.
Além disso, mantenha a credencial sempre atualizada! Caso haja alguma alteração nos seus dados, como endereço ou número da CNH, é importante renovar a credencial para que ela continue válida.