É possível economizar combustível?

Imagem: Miasperto

 

Combustível é certamente o assunto mais comentado dos últimos meses. Com tantos reajustes e aumentos, chegamos ao quarto mês do ano com o litro da gasolina batendo na porta dos R$8,00. 

Seja indo de carro, moto, ônibus ou aplicativo, o preço do combustível chega no nosso bolso, e a pergunta que fica é: é possível economizar combustível utilizando o veículo da mesma maneira? 

A resposta é sim! Com algumas medidas preventivas e cuidados com o veículo, é possível poupar um pouco de combustível no dia a dia. Fique com a gente neste artigo e confira essas dicas.

Manutenção em dia

Imagem: Prema Car

A manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente. É importante checar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas. 

Revisões preventivas e regulares não só poupam combustível como também evitam dores de cabeça. Levar o veículo a uma concessionária ou em uma oficina a cada 10 mil km, é o indicado. 

Troca de marchas 

Pode parecer irrelevante, mas a troca de marchas faz a diferença na hora de economizar. Fique atento ao conta-giros e faça as trocas de marcha no ponto certo. 

Para economizar combustível, o ideal é rodar na cidade com o motor entre 1.500 e 2.000 rpm. Muitos veículos com câmbio manual possuem até um indicador de trocas de marcha no painel para ajudar o motorista. 

Ar condicionado 

Mesmo que o verão já tenha acabado, o calor no Brasil é quase constante. Por isso, para quem passa longos períodos dentro do veículo, como acontece no trânsito do DF, o ar condicionado é um verdadeiro aliado. 

Atualmente, os sistemas de climatização roubam bem menos energia do que nos veículos dos anos 90, mas seu uso implica em maior consumo de combustível, de 3% a 5%. 

A dica então, é usar o ar em temperaturas amenas. Quanto mais baixa estiver, mais força o equipamento vai exigir e isso aumentará o consumo de combustível.

Cuidado com o acelerador 

A última dica vale tanto para a segurança, quanto para a economia. Se você quer diminuir as idas ao posto de combustível, a dica é pisar com moderação no acelerador.

Acelerações bruscas fazem o corpo da borboleta do conjunto abrir mais, o que significa maior volume de ar na câmara de combustão e mais combustível injetado. Use entre 10% e 20% do curso do pedal. 

Gostou das dicas? Coloque em prática e compartilhe com os amigos. Afinal, o preço do combustível não está para brincadeira. 

 

Fontes: Auto Papo; Azul Seguros; Revista Carro

 

 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!