Entenda mais sobre o DUT
Se você pretende comprar ou vender um carro, é necessário entender um pouco mais sobre o DUT e para que ele serve com mais detalhes.
O DUT é o Documento Único de Transferência, usado para transmitir a propriedade de um automóvel para outra pessoa. Ou seja, se você comprar um carro novo, esse documento não é necessário.
Neste documento será registrado todos os dados do novo proprietário e garantirá que a transferência do veículo seja realizada corretamente.
DUT x CRV: Existe diferença?
DUT e CRV possuem o mesmo significado, o que muda é a nomenclatura. Na verdade, o DUT é o nome antigo que o CRV (Certificado de Registro de Veículo) tinha antes da mudança de nome, em 1985.
No entanto, muitas pessoas ainda chamam o documento de DUT e é por isso que você deve saber de todos esses detalhes na hora de fazer negócio.
Como preenchê-lo?
Para preencher este documento algumas informações são obrigatórias. São elas:
-Valor de venda do veículo;
-Nome do comprador;
-RG, CPF ou CNPJ do comprador;
-Endereço completo do comprador;
-Cidade onde será feita a entrega do documento e o reconhecimento de firma;
-Assinaturas do comprador e do vendedor.
Mas muita atenção na hora preencher o DUT! Qualquer erro por desatenção pode causar grandes dores de cabeça. Isso porque será preciso encaminhar ao DETRAN uma declaração assinada e autenticada que ateste o “preenchimento indevido” junto com o DUT e cópias do seu RG, CPF e comprovante de residência.
DUT em branco
Essa prática acontece quando o vendedor ou comprador de um automóvel não deseja informar ao Detran que ocorreu a troca de proprietário do veículo. E isso normalmente acontece quando o carro possui pendências.
Por isso, não é recomendado que o DUT em branco seja uma opção para você, pois a transferência correta de proprietário de um veículo é obrigatória.
Agora que você já sabe o que é DUT, compartilhe com os amigos!
Fontes: Mobie; Nox Car; Cobli; Consulta Auto