Entenda mais sobre o DUT

Imagem: Carro de Garagem

Se você pretende comprar ou vender um carro, é necessário entender um pouco mais sobre o DUT e para que ele serve com mais detalhes. 

O DUT é o Documento Único de Transferência, usado para transmitir a propriedade de um automóvel para outra pessoa. Ou seja, se você comprar um carro novo, esse documento não é necessário. 

Neste documento será registrado todos os dados do novo proprietário e garantirá que a transferência do veículo seja realizada corretamente. 

DUT x CRV: Existe diferença? 

DUT e CRV possuem o mesmo significado, o que muda é a nomenclatura. Na verdade, o DUT é o nome antigo que o CRV (Certificado de Registro de Veículo) tinha antes da mudança de nome, em 1985. 

No entanto, muitas pessoas ainda chamam o documento de DUT e é por isso que você deve saber de todos esses detalhes na hora de fazer negócio. 

Como preenchê-lo? 

Para preencher este documento algumas informações são obrigatórias. São elas:  

-Valor de venda do veículo; 

-Nome do comprador; 

-RG, CPF ou CNPJ do comprador; 

-Endereço completo do comprador; 

-Cidade onde será feita a entrega do documento e o reconhecimento de firma; 

-Assinaturas do comprador e do vendedor.

Mas muita atenção na hora preencher o DUT! Qualquer erro por desatenção pode causar grandes dores de cabeça. Isso porque será preciso encaminhar ao DETRAN uma declaração assinada e autenticada que ateste o “preenchimento indevido” junto com o DUT e cópias do seu RG, CPF e comprovante de residência. 

DUT em branco 

Essa prática acontece quando o vendedor ou comprador de um automóvel não deseja informar ao Detran que ocorreu a troca de proprietário do veículo. E isso normalmente acontece quando o carro possui pendências.

Por isso, não é recomendado que o DUT em branco seja uma opção para você, pois a transferência correta de proprietário de um veículo é obrigatória.

Agora que você já sabe o que é DUT, compartilhe com os amigos!  

Fontes: Mobie; Nox Car; Cobli; Consulta Auto 

 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!