Envelopar o veículo: prós e contras
Você já pensou em mudar a aparência do seu carro? Muitas pessoas podem amar seus veículos, mas a cor ou a tintura podem estar desagradando o proprietário e isso faz com que recorra ao envelopamento.
O envelopamento nada mais é que instalar uma fina camada de adesivos em cores e texturas diversas. Ou seja, uma película é instalada parcial ou totalmente sobre a lataria do veículo.
Segundo a legislação vigente, o proprietário do carro pode alterar até 50% da cor do veículo sem precisar informar o Detran, caso contrário é necessário que a mudança seja informada e uma taxa paga.
Se o dono do carro mudar a cor do veículo em mais de 50% e isso não estiver atualizado no documento, o motorista será multado e perderá pontos na carteira.
Mas afinal, quais as vantagens e desvantagens do envelopamento?
Vantagens
A primeira além da mudança estética é a proteção da pintura original. Envelopar o carro protege a pintura original contra a maresia, raios UV e até a ação natural do tempo.
Além disso, ela sai mais em conta do que realmente pintar o carro. A economia pode chegar a 70% e o seu veículo fica pronto bem mais rápido do que se fosse pintar.
Desvantagens
O envelopamento precisa ser de boa qualidade, isso porque alguns materiais duram até 12 anos, já outros não passam de quatro anos e assim o dono do carro terá que ter mais um gasto, em pouco tempo, para retirar aquele envelopamento e fazer um novo.
Além disso, a limpeza do carro pede um cuidado a mais. Exatamente para que o trabalho dure, é necessário evitar produtos abrasivos e a preferência é que o carro seja limpo com água e sabão neutro. Por isso é sempre importante informar aos lava-jatos que o carro é envelopado.
Sabia de todos esses detalhes? Comente e compartilhe o texto com amigos.
Fonte: Notícias Automotivas; Karvi Blog; Web Motors