Fumar e dirigir gera multa?

Fumar e dirigir pode gerar sim uma multa para você, condutor de um veículo. Não que o fato de dirigir fumando seja uma transgressão ao Código de Trânsito Brasileiro. Contudo, o que lhe gera a multa é o fato de dirigir utilizando apenas uma mão. Isso pode gerar uma infração média de acordo com o artigo 252 do CTB. Este mesmo artigo também cita que é proibido dirigir com o braço para fora do veículo.

Apesar de o CTB não conter nenhum artigo que legisle sobre o ato de fumar ao volante, além do artigo 252 que caso seja infringido gerar multa, também há penalidades aplicadas pelo artigo 172 onde se lê:

“é proibido atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias.”

Desta forma, o motorista que for flagrado batendo ou se desfazendo da bituca na via pode também ser autuado com mais essa infração média.

Muito se discute que o ato de fumar pode prejudicar a atenção do condutor ao volante. O motorista, quando vai acender o cigarro, tira os olhos da via para fazê-lo. Além disso, caso o cigarro caia dentro do veículo, isso pode distrair a atenção do condutor e provocar acidentes de trânsito. Outra questão também levantada é o fato de que fumar faz mal à saúde. Em decorrência do tabagismo, o motorista pode vir a desenvolver doenças que podem causar algum mal súbito ao volante.

Desta maneira, se você realmente precisa fumar, é melhor parar o veículo e fumar sem colocar em risco a segurança do trânsito. Prevenir é sempre o melhor remédio.

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!