Infrações que não geram pontuação: quais são elas?

Imagem: Bancários Paranaguá

Você sabia que existem infrações de trânsito que não geram pontos na CNH? Desde as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro em abril deste ano, algumas penalidades de cunho administrativo deixaram de pontuar. 

Isso não significa que não existirá outros tipos de penalidades como as multas e até mesmo a perda direta da Carteira Nacional de Motorista. 

A maioria destas infrações está relacionada à parte burocrática, como por exemplo, a alteração das características do veículo, porte de documento e placas em desacordo. 

É importante lembrar ainda que também desde abril, o limite máximo de pontuação para a perda da CNH é de 40 pontos, que cai para 30 pontos com uma infração gravíssima e 20 pontos, para duas ou mais infrações gravíssimas. 

Principais infrações que não pontuam na CNH: 

  • Infrações cometidas por passageiros em transporte rodoviário 

Caso um passageiro cometa uma infração, como não usar o cinto de segurança, o condutor do veículo receberá uma multa no valor de R$195,32, mas não serão somados pontos. 

 

  • Dirigir sem portar os documentos obrigatórios 

Pode ser na versão impressa ou digital, é necessário que o motorista seja capaz de apresentar os documentos em uma fiscalização. Atualmente, não portar esses documentos gera multa de R$88,38, além de retenção do veículo até a apresentação do documento. 

 

  • Infrações do proprietário do veículo 

Infrações que se dirigem ao proprietário do veículo, independentemente de quem estiver ao volante no momento da autuação. Como por exemplo, veículo com cor ou características alteradas, placas em desacordo com o Contran, conduzir o veículo de carga com falta de inscrição e demais inscrições previstas no CTB etc. 

 

  • Dirigir alcoolizado 

Dirigir alcoolizado não soma mais pontos na CNH por ser uma infração auto suspensiva, categoria que inclui as infrações de trânsito capazes de suspender automaticamente o direito de dirigir mesmo se o condutor não tiver outros pontos na habilitação 

Mesmo essas infrações não gerando pontos na CNH, o motorista deve ficar atento e não abusar das mesmas. 

 

Sabia dessas mudanças? Comente e compartilhe com os amigos! 

 

Fontes: Revista Carro; Motor Show; Auto Esporte; Isto É Dinheiro 

 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!