Minha CNH vale no exterior?

Imagem: Rádio Piratuba

 

Vai viajar para o exterior e deseja ter mais autonomia para conhecer os lugares e estradas do país de destino? Saiba que para isso existem algumas regras e não basta apenas ter a CNH em mãos! 

Continue com a gente neste artigo e fique por dentro de tudo que precisa saber para dirigir no exterior. 

Quais documentos necessários? 

A documentação varia em cada destino, por isso é necessário ficar atento e pesquisar bem os requisitos do país para onde você vai viajar. 

Para cruzar as fronteiras entre os países da América do Sul, você precisa apresentar o Seguro Carta Verde. Um seguro que protege terceiros em caso de acidente de trânsito. 

Com esse seguro, em alguns países deste continente, é permitido dirigir apenas com a CNH brasileira e a carteira de identidade. 

Já para outros países como Canadá, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, México, Portugal e França, o recomendado é ter mais do que só a carteira de habilitação. 

O ideal é providenciar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), pois apesar de não ser obrigatório, o documento pode ser solicitado durante a viagem. 

Como solicitar o PID? 

Você pode solicitar a Permissão Internacional para Dirigir através do site do Detran, na opção CNH-Habilitação. A entrega é feita através dos Correios e a taxa varia de acordo com cada estado. 

Caso não seja possível realizar a solicitação através do site, no Detran da sua cidade você também consegue solicitar fisicamente. 

É importante ressaltar que se você estiver com a CNH vencida, em processo de cassação ou suspensão a solicitação não poderá ser realizada. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos! 

Fonte: Optima Intercâmbio; Seguros Promo.

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!