Moto: 7 coisas que você precisa saber
Moto, para alguns, é um dos veículos mais perigosos; para outros, sinônimo de liberdade e também de economia.
Já em números, as motos cresceram mais de 90% em 10 anos, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Mas amante ou não de moto, existem algumas informações importantes que são pouco conhecidas e você precisa saber! Confira.
Por que saber sobre moto?
Há muitas particularidades a serem levadas em conta na hora de pilotar uma motocicleta. Inclusive temos um conteúdo especial para quem está entrando nesse mundo.
Mas para conseguir analisar prós e contras, é preciso contar com informações, certo?
Por isso, confira a seguir alguns fatos sobre moto para ter a decisão nas suas mãos.
1. Preço mais baixo
Aquela informação indiscutível: as motos têm preço mais baixo em relação a outros veículos.
Isso porque quem está pensando em comprar seu primeiro veículo mas não tem dinheiro sobrando, costuma ver na moto uma opção bem mais barata.
E as opções vão desde as famosas motonetas até modelos mais potentes, com maiores cilindradas.
2. Consumo de combustível menor
O baixo custo na compra é diretamente proporcional ao consumo, e existem números para comprovar isso.
Enquanto um carro econômico pode rodar, em média 10 km/litro, uma moto de 150 cilindradas é capaz de rodar mais de 30 km. Alguns modelos chegam até mais de 50 km.
3. Manutenção
Assim como qualquer veículo, a motocicleta também exige cuidados, e a isso incluímos a manutenção corretiva e preventiva.
Ou seja, alguns dos componentes que merecem atenção periódica são pneus, rodas, correntes, freios, luzes, cabos, filtro de ar, bateria e óleo.
4. Estatísticas de acidentes
É fácil imaginar que um motociclista é muito mais vulnerável que o condutor de um automóvel.
Pois segundo dados divulgados pelo Dpvat em 2019, pelo menos 2,5 milhões de brasileiros ficaram inválidos e outros 200 mil morreram por acidente de moto, ao longo de 10 anos.
5. É tão perigoso assim?
Não há dúvidas sobre os riscos a que motociclistas estão expostos todos os dias, mas isso não significa que é exclusivo a quem se transporta com motos.
Isso porque mesmo quem não dirige está a perigo, já que acontecem muitos atropelamentos inclusive em cima das calçadas.
Então, é preciso ressaltar que andar dentro do limite de velocidade, manter distância segura dos demais veículos e seguir outras regras de trânsito, diminui muito o risco de acidente.
6. Cuidado com o vácuo…
Ao trafegar atrás de veículos grandes como ônibus ou caminhões, a moto fica protegida contra o vento, e a via fica muito mais confortável para o condutor.
Porém, essa situação pode ser extremamente perigosa: se o veículo precisar frear repentinamente, o risco de colisão é enorme – e um acidente assim pode ser fatal
7. … e com o deslocamento de ar
Saindo de trás de um ônibus ou caminhão para uma ultrapassagem, motocicletas podem perder estabilidade devido à influência do ar que se desloca pela sua lateral.
Ou seja, redobre o cuidado na manobra, e atenção também aos veículos que passam no sentido contrário.
E aí, você já sabia de tudo isso sobre motos? Se gostou, compartilhe com os amigos e até a próxima!