Multas podem ser pagas com até 40% de desconto!
Ninguém quer receber uma multa, mas todos estamos sujeitos a elas quando saímos de casa dirigindo.
De acordo com a Lei 14.071/2020, o motorista infrator tem a possibilidade de ter até 40% de desconto no preço da multa.
Para conseguir esse desconto é necessário cadastrar o veículo no site do Sistema de Notificação Eletrônica, o SNE . Para o cadastro é necessário inserir CPF, e-mail, senha, número da CNH, código do Renavam, placa do veículo e código de segurança.
Todo o procedimento de cadastro agora também pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CD) no celular, meio pelo qual será gerado o boleto de pagamento com desconto.
É importante lembrar que o aplicativo SNE migrou para dentro do aplicativo do CDT, por isso, mesmo se o consultor digitar “Sistema de Notificação Eletrônica” na loja de app do celular, ele será redirecionado para o app do CDT. Então, não estranhe quando isso acontecer, não há nada de errado.
Como conseguir o desconto?
Para conseguir o desconto de 40% o motorista precisa reconhecer a multa e não recorrer. Sendo assim, o motorista terá que pagar o boleto antes do vencimento para ter o abatimento de 40% no total do valor.
Caso o motorista entre com recurso, conseguirá abatimento de 20% do valor se o seu pedido for considerado procedente.
Como vou receber as multas?
A partir do momento que se cadastrar no aplicativo deixará de receber as multas em papel e passará a ser notificado apenas de maneira eletrônica.
Caso o motorista receba a notificação impressa da multa antes de aparecer no aplicativo, ele deve esperar aparecer no sistema digital para gerar o boleto com desconto.
Além do desconto, uma vantagem de ser cadastrado no sistema é que o condutor fica sabendo da infração praticamente em tempo real.
É possível também que, caso o motorista tenha mais de um veículo em seu nome, todos eles ficam cadastrados na mesma conta e são identificados por marca, ano e placa.
Sabia dessa novidade? Compartilhe com os amigos!
Fontes: Governo do Brasil; Invest Exame; Autoesporte Globo.