O que eu preciso fazer para inserir a observação EAR?

EAR é a sigla para “Exerce Atividade Remunerada”. Ela é uma observação que deve ser incluída na Carteira Nacional de Habilitação de todos que prestam serviços de transporte, sejam eles, pessoas, cargas ou valores, para pessoas físicas ou jurídicas.

Quem tem EAR, recebe uma atenção especial do Detran e precisa passar por avaliações psicológicas e toxicológicas com alguma frequência. Estas são precauções importantes para tornar o trabalho dos motoristas e o trânsito mais seguros. 

EAR é uma categoria de CNH? 

Diferente do que muitos pensam, a EAR não é uma categoria de CNH. É apenas uma declaração de que o motorista está habilitado a prestar serviços de transporte, ou seja, que está autorizado a exercer atividade remunerada. 

Outro esclarecimento é que nem todos que dirigem o carro da empresa precisam tirar a EAR. Se você usa o carro da empresa para ir a reuniões, se deslocar de um lugar para outro, mas dirigir não é sua principal atribuição, você não precisa tirar a EAR. 

Quem pode solicitar EAR? 

Qualquer pessoa que esteja habilitada a dirigir pode pedir a EAR. Não importa se a categoria da CNH é A, B, C, D, E ou ACC! 

Também pode pedir quem tem apenas a Permissão para Dirigir. Inclusive, isso é perguntado no momento que a pessoa inicia a auto escola. 

Como pedir o EAR?

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Detran-DF e também na auto escola se você tiver começando a tirar a CNH. 

Em seguida, você vai até uma clínica credenciada pelo Detran-DF, como a HP Clínica, para realizar os exames. 

É necessária a seguinte documentação: CNH (original e cópia) e uma foto 3×4 (recente, colorida, fundo branco e sem óculos). 

Realizar o exame psicológico, independente da categoria. E, o toxicológico, para as categorias C, D e E. 

Também é necessário pagar as taxas do Detran. 

Ficou alguma dúvida do que é preciso para incluir o EAR? Entre em contato com a gente! 

Fontes: Doutor Multas; I Carros. 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!