Para que serve o DPVAT?

DPVAT é um seguro obrigatório que todos os proprietários de veículos pagam anualmente que tem por objetivo indenizar vítimas de acidentes de trânsito.Ele é cobrado junto com a primeira parcela ou cota única do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Qualquer pessoa que sofra um acidente de trânsito causado por veículo terrestre tem indenização em caso de invalidez, morte ou para reembolso de despesas médicas. O DPVAT não cobre prejuízos materiais como colisão, roubo, furto ou despesas judiciais contra o suposto culpado pelo acidente.

Como acionar o seguro?

Para dar entrada na solicitação da indenização do Seguro DPVAT é preciso ir até um dos postos de atendimento da Seguradora Líder ou nos Correios e apresentar os documentos necessários:

  • Em caso de morte: certidão de óbito, Boletim de Ocorrência e documento que comprove o parentesco com a vítima do acidente.

 

  • Em caso de invalidez permanente: Boletim de Ocorrência e laudo do IML (Instituto Médico Legal) que descreva as lesões da vítima.

 

  • Em caso de despesas médicas: Boletim de Ocorrência com o nome do hospital, ambulatório, ou médico assistente que prestou o primeiro atendimento à vítima, além de algum documento que comprove que as despesas foram gastas com o atendimento da vítima e os comprovantes de pagamento das despesas.

 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!