Peças paralelas para carros: devo confiar?

Imagem: Dinvo

Ter um carro é o sonho de muitos, no entanto, é importante lembrar que além de combustível, seguro e impostos, existe também a manutenção do veículo. 

Mesmo que o(a) dono(a) do carro seja muito cuidadoso(a), com o tempo algumas peças precisam ser trocadas, e é neste momento que bate a dúvida: peças paralelas podem ser uma boa opção? 

Se você quer saber se pode ou não confiar em peças paralelas para o seu veículo, continue com a gente neste artigo e tire suas dúvidas. 

Peças paralelas 

Essas são peças de reposição, desenvolvidas por fabricantes diferentes dos que produzem as peças originais. Em tese, elas funcionam com a mesma qualidade que as peças originais. 

No geral, elas são mais baratas que as originais. É possível encontrar essas peças com excelente qualidade, por um preço mais acessível. 

No entanto, é preciso desconfiar de preços muito abaixo do mercado, pois poderão ser peças de procedência duvidosa.

Na internet, principalmente, você pode encontrar milhares de valores da mesma peça. Por isso, você deve pesquisar as referências do vendedor e tirar todas as dúvidas com um mecânico de confiança. 

Outra forma de se resguardar quando for comprar uma peça paralela, é procurar saber da garantia. Geralmente, fabricantes idôneos oferecem, no mínimo, um ano de garantia, se for menos que isso, é bom pesquisar mais um pouco sobre a procedência da peça. 

Afinal de contas, o barato pode sair caro. E a economia que você fez em uma peça, é o preço que você vai pagar em um concerto maior. 

Peças originais 

E já que estamos falando de comparações, é importante entender também o que as peças originais têm de diferentes.  

As peças originais podem ser tanto fabricadas pelo fabricante do veículo ou por empresas terceirizadas. Quando ela é produzida pelo fabricante, além de original, ela também pode ser chamada de genuína.

Essas peças são mais caras, porém possuem mais garantias e trazem mais segurança na hora da compra. Com o preço mais elevado, essas peças te dão garantia de um ou mais anos.

Por isso, é importante pesquisar sempre o que comprar para o seu veículo. Afinal, cada pecinha é fundamental para o bom funcionamento e segurança do motorista, passageiros e demais pessoas. 

Gostou do nosso conteúdo? Comente e compartilhe com os amigos! 

 

Fontes: Riva Garage; Auto Papo; Carcheck 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!