Pontuação da CNH: entenda como funciona

Bom, quando tiramos a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação, que para muitos, é um passo de vida extremamente importante, surgem algumas dúvidas a respeito de como proceder com a CNH. Contudo, a pontuação é algo que preocupa os motoristas somente em momentos de alguma infração de trânsito. É isso mesmo? 

Hoje vamos falar sobre esse assunto que muitos esquecem da sua importância e, principalmente, como funciona a relação aos limites de pontos. Vamos lá? 

Suspensão do direito de dirigir 

Esse é um receio de muitos motoristas, né? A suspensão do direito de dirigir ou da CNH, como muitos chamam, acontece quando o condutor, em um intervalo de 12 meses, excede o limite de pontos em seu prontuário. 

Além disso, pode acontecer, também, quando o motorista comete uma das infrações de trânsito que preveem a suspensão direta. Como, por exemplo, a disputa de corrida por espírito de rivalidade e competição, além, principalmente, deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima ou abandonar o local do acidente

Ainda, de acordo com Celso Mariano, especialista multidisciplinar em trânsito, a suspensão da CNH está relacionada à perda temporária do ato de dirigir. Ou seja, a CNH permanece ativa, juntamente com o prazo de validade, mas o condutor estará suspenso durante um determinado período, digamos assim, “castigado”.  

Dessa maneira, existe uma lista atualizada pelo Portal do Trânsito e Mobilidade que descreve com detalhes quais são as infrações que levam à suspensão direta da CNH. Vale a pena a leitura!

 

Crédito: Envato Elements

Limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação

Bom, chegamos em um momento do artigo bastante esperado por você leitor, certo? Limite de pontos na CNH – aquele pânico dos motoristas (risos). Brincadeiras à parte, a nova lei de trânsito que entrou em vigor a desde abril de 2022, flexibilizou regras e, principalmente, alterou a maneira do limite de pontos. Confira!

 

  • 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas; 
  • 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima.

 

Quatro níveis de pontuação:

  • 1 – leve; 
  • 2 – média; 
  • 3 – grave; 
  • 4 – gravíssima

 

 

 

Crédito: Envato Elements

Agora com a nova regra, a cada infração, os pontos ficam registrados em um período de 1 ano. Antes da nova lei, ao atingir o total de 20 pontos, o motorista tinha a CNH suspensa. Agora o limite é de 40 pontos, caso o motorista não tenha cometido nenhuma infração gravíssima. 

Digamos que a pontuação tem dois universos: pontuação que não importa, porque  a infração prevê como penalidade a suspensão da CNH, por exemplo, dirigir sob efeito de droga ou álcool.

A outra maneira é justamente a soma de pontos, isto é,  cada infração é acompanhada da sua gravidade e a quantidade de pontos. 

 

Com base no que foi apresentado, é importante estar atento às leis de trânsito e, assim, manter o cuidado e a responsabilidade com a sua CNH, afinal, ela é uma conquista muito simbólica para muitos condutores.  

Gostou do conteúdo de hoje? Não se esqueça de compartilhar com aquele amigo ou familiar que acabou de pegar a sua CNH. Até a próxima! 

 

Fonte: Portal do Trânsito e Mobilidade – Canal do Youtube / Jornal Tradição / G1 Distrito Federal 

 

Compartilhe

Não é necessário agendar. Estamos perto de tudo e de você!

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá, posso te ajudar?