Por que vistoriar antes de transferir o veículo?

Imagem: Radar Automotiva

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório previsto no Código de Trânsito Brasileiro. 

Ela é também uma medida de segurança para o comprador antes da transferência do veículo, pois com ela, ele pode certificar-se de que o carro está de acordo com os padrões mínimos esperados quando se trata de segurança e funcionamento. 

Por que fazê-la? 

Ela precisa ser feita para verificar se as características do carro batem com a documentação dele e também para ter certeza que o veículo é seguro para ser usado. 

Neste procedimento, é possível saber se alguma parte ou peça do carro não é original de fábrica e, assim, questionar se o carro sofreu algum dano durante o tempo que esteve com ele. 

Além disso, o vistoriador confere a autenticidade dos documentos do veículo, para que o comprador não tenha nenhuma dor de cabeça. 

Onde fazer a vistoria? 

O órgão responsável pela realização de vistorias no Brasil é o Detran. Para solicitá-la, você deve entrar no site do Detran do seu estado e seguir todas as orientações passadas. 

Em alguns estados, o Detran autoriza empresas privadas a fazerem o procedimento, facilitando a vida das pessoas para que a vistoria seja feita de forma mais rápida, diferente de quando todas as vistorias ficam concentradas em um único lugar. 

Lembre-se: a vistoria é uma forma de assegurar que você compre um veículo seguro para você e sua família! 

 

Fontes: Doutor Multas; Work Data; Veículos na Web

 

 

Compartilhe

Não é necessário agendar. Estamos perto de tudo e de você!

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá, posso te ajudar?