Primeira habilitação: tudo o que você precisa saber
A primeira habilitação, para muitas pessoas, é sinônimo de liberdade de se locomover para onde quiser.
Assim, trata-se de um processo importante, principalmente para muitos jovens ao completarem 18 anos, o que também acaba gerando muitas dúvidas.
Então, para que esse processo aconteça da melhor forma, confira tudo o que você precisa saber sobre a primeira habilitação!
Documentos e requisitos para a primeira habilitação
De acordo com o DETRAN-DF, os requisitos para a primeira carteira de habilitação incluem saber ler e escrever e ter 18 anos.
Já os documentos necessários são carteira de identidade ou equivalente e Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo original e cópia; e duas fotos 3X4.
Por fim, há ainda os exames obrigatórios entre as etapas do processo:
- Avaliação psicológica
- Exame de aptidão física e mental
- Exame teórico-técnico
- Exame prático de direção veicular
Na sequência, você descobre detalhes das etapas para obter a primeira habilitação.
Quais as etapas para a primeira habilitação?
Agora que você já conhece os requisitos e documentos necessários para emitir sua primeira habilitação, aqui vão as etapas do processo.
Exames médicos
Por meio do site do DETRAN-DF (ou de seu Estado), você deve agendar a coleta biométrica e, depois, realizar as avaliações médicas.
É sempre importante escolher uma clínica credenciada, para que sejam feitas as avaliações psicológicas, e de aptidão física e mental.
Além do pagamento das taxas, também através do DETRAN, após confirmada aptidão pelos exames, você pode passar à próxima etapa.
Formação teórica-técnica
O próximo passo é procurar por um Centro de Formação de Condutores (CFC), para categorias A e/ou B, e realizar o curso com carga mínima de 45 horas/aula.
Isso significa que será o momento de adquirir conhecimentos como legislação, primeiros socorros, mecânica básica e direção defensiva.
Por fim, é aplicado o teste teórico, avaliando o nível de aproveitamento do que foi passado.
Hora da prática
Neste ponto, caso seja escolhido pelo condutor, a aprendizagem começa pelo simulador, sendo seu uso facultativo.
E, enfim, chega o tão esperado momento: o de realmente assumir o volante!
Assim, esta é a fase de cada aluno receber a atenção de um instrutor, que trará noções básicas de direção.
Por fim, você passa pelo exame prático, junto a um avaliador do DETRAN. Caso não seja aprovado, é possível agendar um novo exame.
Primeira habilitação em mãos
Este, com certeza, é o momento mais esperado após a aprovação: a emissão do seu documento de habilitação.
É importante destacar que se trata de uma permissão. Isso significa que, antes da CNH, você recebe a PPD (Permissão Para Dirigir).
Ou seja, é um documento provisório, durando 12 meses. Somente depois desse período é que você pode receber seu documento definitivo.
E aí, ficou com alguma dúvida? Para ter a melhor experiência em seus exames médicos, pode contar com a gente, acessando aqui para saber mais.