Principais dúvidas sobre a Lei Seca
A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, popularmente conhecida como Lei Seca, entrou em vigor no Brasil no mesmo ano, com o intuito de reduzir os acidentes de trânsito causados por pessoas alcoolizadas na direção.
Contudo, mesmo estando há mais de 10 anos em vigor, muitas dúvidas ainda surgem sobre essa lei. Por isso, preparamos este artigo com as principais dúvidas que ainda rondam a cabeça dos motoristas.
O que diz a lei?
Atualmente, quem é flagrado dirigindo sob efeito de álcool e tenha a embriaguez comprovada pelo bafômetro, fica sujeito a multa gravíssima no valor de R$2.934,70, têm o veículo apreendido e a CNH suspensa por 12 meses. Em caso de reincidência o valor da multa é dobrado para R$5.869,40
Quanto de álcool pode ter no sangue do motorista?
Quando a lei foi criada, em 2008, era permitido cerca de 0,1mg/l de álcool por litro de sangue. Porém, a tolerância hoje é de 0,05 mg/l, o que é quase próximo de zero.
Um exemplo é que dois copos de cerveja já são detectados no teste do bafômetro.
E se o motorista não quiser realizar o teste do bafômetro?
Se o motorista for parado na blitz apresentando sintomas claros de embriaguez, tais como: olhos vermelhos, falta de coordenação motora, mudança de comportamento (como alegria ou estado de agressão excessiva), e se recusa a fazer o teste, não importa. Haverá punições da mesma forma!
Inclusive, ao se recusar a realizar o teste, o condutor está cometendo uma infração gravíssima!
Depois de quanto tempo após beber, o motorista pode dirigir?
Mesmo que a metabolização completa do álcool aconteça em até seis horas após a ingestão, não é recomendado que se dirija no mesmo dia em que se bebe. Logo, o correto é aguardar pelo menos 24 horas, até que o organismo se livre completamente da substância.
A realidade é que direção e álcool nunca combinaram. E isso não só por conta do prejuízo financeiro! Dirigir embriagado aumenta em 3x a sua chance de morrer ao volante. Além, é claro, de atingir outras pessoas, sobrecarregar o sistema de saúde, aumentar o valor de seguros para veículos, provocar invalidez…
Portanto, se for tomar aquela cervejinha com a galera, opte sempre por pegar uma carona (claro, com motoristas que não tenham ingerido álcool) ou pedir um carro por aplicativo.
Fonte: Plaza Motors; Doutor Multas; Migalhas