Qual a diferença entre direção hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica?

Imagem: Blog Prote Auto

 

Os tipos de direção vem se modernizando de acordo com a tecnologia. Já há uma década no mercado, as direções hidráulicas dominaram o mercado e também estão presentes nos modelos de entradas das montadoras. 

No entanto, novos tipos surgiram e assim, muitos motoristas ficam sem saber ao certo suas diferenças e cuidados que cada tipo precisa. 

Por isso, se você tem alguma dúvida da diferença entre os tipos de direção, continue com a gente neste artigo que a HP te explica de forma fácil. 

Direção Hidráulica 

É o sistema mais utilizado nos carros que circulam no Brasil. Ela funciona com uma bomba hidráulica que é movimentada pelo motor do carro, pressurizando o circuito de fluídos, reduzindo assim a força necessária para movimentar a direção. 

Um dos maiores problemas são os vazamentos que ocorrem principalmente nas mangueiras de baixa e alta pressão e na caixa de direção hidráulica. Eles acontecem, muitas vezes, pela falta de substituição do fluido hidráulico. 

Direção Elétrica 

Na direção elétrica, existe um motor elétrico junto à caixa de direção para auxiliar o braço do motorista e deixá-lo mais leve. Ele é mais prático porque não precisa da tradicional bomba hidráulica e do fluído de óleo que são usados nos sistemas de direção hidráulica. 

Ainda assim, são necessários alguns cuidados. O sistema diminui a sensibilidade do volante em relação a obstáculos, como o meio fio e até mesmo valas. Por isso, o motorista muitas vezes pode não perceber que atingiu algo, ou em manobras pode atingir a guia e continuar forçando as rodas contra ela. 

Direção Eletro-hidráulica 

Por fim, esse sistema é muito similar ao da hidráulica, mas sua grande diferença é a substituição da bomba hidráulica por um motor elétrico. Ou seja, também funciona com um sistema fechado de fluídos, substituindo a bomba pelo motor elétrico. 

Assim, as recomendações e cuidados são os mesmos da direção hidráulica. Ficar atento com os prazos para a troca dos fluídos e não forçar o volante no fim do batente. 

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Fonte: Portal Auto Shopping; Azul Seguros; Prema Car. 

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