RENAINF você sabe o que é?

renainf

RENAINF é o Registro Nacional de Infrações de Trânsito – um sistema do DENATRAN que registra as infrações de trânsito cometidas fora do estado de licenciamento do veículo. Por exemplo, se você tem um carro aqui do DF e comete alguma infração de trânsito no estado de Goiás, o órgão responsável pelas autuações em Goiás, por causa do RENAINF, consegue notificar você, o condutor. Ou seja, caso você venha a receber uma multa RENAINF é por causa disso.

Órgãos que aplicam multas RENAINF

Podem abordar e aplicar as multas RENAINF os seguintes órgãos:

  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Agência Nacional de Transportes (ANTT);
  • Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

Este registro também concentra dados para consulta. Desta forma todas as infrações (estaduais e interestaduais) de trânsito deverão ser registradas para contemplar uma sistemática padronizada para comunicação, registro, controle, consulta e acompanhamento de suas respectivas penalidades e arrecadação, bem como viabilizar a pontuação delas decorrentes. Portanto, vale lembrar que a presença de qualquer infração de trânsito vinculada ao veículo impede tanto na liberação do CRLV quanto do CRV em caso de transferência de titularidade.

Esses dados ficam disponíveis para todos os DETRANs do Brasil. Este sistema é importante para que o DETRAN do estado onde o veículo está registrado tome as devidas providências sobre multas, infrações ou autuações que ocorrem em outros locais do país.

Sendo assim, se você achava que ao sair do seu estado de origem ficava imune à aplicação e multas por infrações você está errado. Cuidado ao viajar para outros estados! Observe e siga todas as regras de trânsito e dirija com prudência.

 

 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!