Revisão: saiba com o quê se preocupar antes de sair de férias

revisão para pegar a estrada

Começo de ano também é um período em que todos pensamos em fazer uma viagem . Você sabe quais itens você deve se atentar para pegar a estrada?! Vamos te informar com o quê você deve se preocupar na sua revisão para viagens.

Revisão dos Pneus

Os pneus são a parte que mais sofre desgaste durante uma viagem dependendo das condições da pista. Fazer a revisão dos mesmos é muito mais do que apenas calibrá-los. Observe a banda de rodagem do seu pneu. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente a unidade. Este é um indicativo de dano estrutural irreversível, com o risco de explosão, principalmente na estrada, onde a pressão interna do mesmo se eleva devido às altas temperaturas.

O desgaste da banda de rodagem também á algo a ser observado. Por exemplo, os sulcos do pneu devem ter no mínimo, segundo a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, 1,66mm de profundidade. Os sulcos bem preservados são essenciais para a drenagem correta em caso se chuva, prevenindo a aquaplanagem. Caso seja observado também um desgaste desigual na banda de rodagem, isto pode ser um indicativo de desalinhamento da suspensão ou de uso da pressão inadequada no pneu por longos períodos.

Sob o mesmo ponto de vista, cheque a pressão de todos os pneus, inclusive do estepe e leve em consideração as recomendações de calibragem de acordo com o números de passageiros e a quantidade de bagagem que você irá levar na viagem.

Rodas

Procure por indícios de amassados nas rodas ou quebras e trincas. Você pode identificar isso caso um de seus pneus perca a pressão. Caso amassada, a roda, desta maneira, permite a fuga do ar do pneu. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. As rodas de liga, por sua vez, dependendo do caso e do estrago podem necessitar substituição.

Alinhamento e balanceamento

Ainda no assunto das rodas e pneus, é sempre importante verificar o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas. Além de serem importantes para o melhor aproveitamento da potência e desenvolvimento do carro, são eles que transmitem maior conforto ao volante em altas velocidades. Caso o uma roda esteja desbalanceada, vibrações ao volante podem ser sentidas. Se o carro estiver puxando para um dos lados, pode significar que a direção esteja desalinhada – e isto pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada.

Revisão dos Fluidos

  • Líquido de arrefecimento,
  • óleo do motor e transmissão,
  • fluido de freio,
  • direção hidráulica e embreagem e
  • nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex).

Se atente à validade e nível desses fluidos além dos seus respectivos filtros. Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior do que no ciclo urbano. Observe também se não há nenhum vazamento.

Sistema Elétrico

Lanternas, faróis e piscas. Esses itens devem estar funcionando corretamente, afinal, são com eles que nos comunicamos com outros veículos na estrada. Substituir uma lâmpada queimada é rápido e pode prevenir um acidente.

Limpador de para brisas

Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das paletas apenas com água. Limpe bem os vidros no dia da viagem pois a sujeira reflete a luz e dificulta a visão.

Triângulo, macaco, chave de roda e extintor

São itens de segurança importantes que estejam em boas condições. Verifique se eles estão no carro e se estão prontos para serem utilizados. Um triângulo se a alça de suporte, por exemplo, não vai ser muito útil num momento de precisão durante a viagem. Esteja atento também à data de validade do extintor dentro do seu veículo.

E então?! Pronto pra pegar a estrada?! Esteja atento e fique ligado nestas e outras dicas de trânsito que traremos para você toda semana no nosso blog.

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!