Saiba como consultar os pontos da sua CNH

Imagem: Sindicato dos bancários de Ponta Grossa e Região

Todo motorista tem um limite de pontos admitidos pelo governo para infrações na Carteira Nacional de Habilitação.

E, para controlar essa pontuação, é importante fazer uma consulta periódica para que o motorista não seja surpreendido com a suspensão da CNH. 

É possível realizar essa consulta de três formas diferentes, todas elas gratuitas e através da internet. Fique com a gente neste artigo que vamos explicar cada uma delas agora!

Site do Detran 

A primeira opção é conferir através do site do Detran – Departamento Estadual de Trânsito, as informações e os pontos agregados à sua CNH. 

É importante lembrar que o Detran é um órgão estadual, por isso, para cada site será um caso diferente. 

Você deve consultar o site do estado no qual a sua CNH foi emitida, mesmo que você não more lá. Em nosso caso, o site é do Detran do Distrito Federal – http://www.detran.df.gov.br/.

APP Carteira Digital de Trânsito 

Outra opção é utilizar o serviço de consulta através do celular com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que está disponível nas lojas de aplicativos Play Store para Android, e Apple Store para IOS. 

O aplicativo é único para todo o território nacional e, além de consultar os pontos da CNH, o motorista também consegue ter a habilitação válida no celular. 

Aplicativo do Detran  

A terceira opção de consulta é no aplicativo do Detran. Da mesma forma que o site, cada estado possui um aplicativo destinado ao Detran local. 

Para visualizar os pontos da CNH pelo aplicativo, cada estado posiciona os métodos de uma forma diferente, mas todos de forma muita prática. 

Limites de pontos 

Relembre a quantidade de pontos estabelecidos no período de 12 meses até que a habilitação seja suspensa. 

– Sem nenhuma infração gravíssima, o limite é de 40 pontos; 

-Com uma infração gravíssima cometida, o limite é de 30 pontos; 

-Se houver duas ou mais infrações de natureza gravíssima, o limite cai para 20 pontos. 

A única exceção é realizada para os condutores que exercem atividade remunerada (EAR), onde o limite de 40 pontos independe da gravidade das infrações. 

Gostou do conteúdo?  Compartilhe com os amigos! 

 

Fontes: Auto Papo; Tech Tudo; Karvi 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!