Saiba tudo sobre locação de veículos

Imagem: Valor Investe

Seja para fazer uma viagem, turistando no seu destino escolhido para as férias, ou para realizar alguma atividade dentro da sua própria cidade, alugar um veículo sempre gera diversas dúvidas, principalmente quando é a sua primeira locação. 

Pensando nisso, separamos as principais perguntas para que você chegue na locadora com um bom direcionamento na hora de fechar o negócio e assinar o contrato. 

Vamos lá! 

Quais os principais requisitos? 

Alugar um carro é simples e conta com poucos requisitos. Para alugar um veículo basta ser maior de 18 anos, ter carteira nacional de habilitação, CPF e cartão de crédito pré aprovado. 

Assim, com esses itens você consegue facilmente alugar um veículo aqui no Brasil. 

Qual é o valor do aluguel?

Além da quilometragem e da diária, há alguns outros fatores que colaboraram com o custo de locar um veículo. Um deles é a demanda, principalmente em feriados, que podem elevar repentinamente o valor. 

Além disso, grandes capitais tendem a contar com preços mais elevados do que em pequenas cidades. Por isso, pesquise bem em várias locadoras diferentes quando for alugar um automóvel. 

O que inclui no valor? 

É importante ler atentamente o contrato de aluguel do carro, especialmente as letras miúdas. Veja o que está incluso e quais deveres e responsabilidades ficam a cargo do locatário e da locadora. 

Não deixe de contratar o seguro oferecido pela empresa. As companhias em geral oferecem pacotes de proteção contra roubo e furto, incêndio, perda total do veículo, danos materiais e pessoais. 

 

Quando você está dirigindo está sujeito a diversos imprevistos e manter o carro alugado seguro é muito importante. 

Como devolver o veículo?

Quando você aluga um carro, já fica definido um horário de devolução, em alguns casos, com uma tolerância para isso. Após o período definido em contrato, a locadora pode cobrar uma hora extra. 

Além disso, é importante que o veículo seja devolvido nas mesmas condições em que foi recebido. Por isso, é indicado que o carro volte com o tanque cheio, em estado físico igual ao verificado no check-in e limpo. 

Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo com os amigos! 

 

Fontes: Guia Viajar Melhor; Auto Papo; Melhores Destinos 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!