Semana Nacional de Trânsito

Imagem: Janela Publicitária

 

A Semana Nacional de Trânsito, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro em 1997 é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. 

Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. 

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas 

Esse é o tema principal da campanha de 2021. Como todo final de ano, o Conselho Nacional de Trânsito define o tema básico das campanhas educativas do ano seguinte, o tema deste ano já estava definido desde o final de 2020. 

Durante todo o ano, a cada mês é trabalhado um tema. No mês de setembro, visa pedestres e ciclistas, para ver e ser visto. Pois, no período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. 

Assim, as campanhas educativas deste mês devem apontar a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres, reforçando a necessidade do uso de equipamentos e vestimentas que se tornem mais visíveis. 

Além disso, trabalhar a empatia, reforçando o papel dos mais fortes em protegerem os mais vulneráveis.

Faça sua parte! 

Não apenas nesta semana, mas em todas as outras do ano, faça a sua parte! Dirija com segurança e atenção. Não se esqueça de ter consciência e apenas pegar o veículo quando estiver em boas condições. 

Assim, você se protege e protege os demais. 

Fonte: Portal do Trânsito; Observatório; Janela Publicitária; CONTRAN. 

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!