Renovação de CNH

É a emissão de uma nova Carteira Nacional de Habilitação, quando a anterior estiver vencida ou prestes a vencer.
Caso utilize sua CNH para exercer atividade remunerada, deve ser informado no ato da renovação.

Renovando sua CNH no DF

Chegou o momento de renovar sua Carteira Nacional de Habilitação no Distrito Federal, e você não sabe muito bem como proceder? 

Neste artigo, trouxemos as informações atualizadas de como você deve fazer e quais instituições procurar para não dirigir com a CNH vencida, o que pode desencadear dores de cabeça. 

Acompanhe! 

Imagem: Blog Unidas

A renovação de CNH no DF, agora, se faz necessária de 10 em 10 anos para carteiras de habilitação definitivas, de 5 em 5 anos para pessoas com idade entre 50 e 70 anos e de 3 em 3 anos para pessoas com idade acima de 70 anos. 

Você pode realizar essa renovação quando a sua CNH anterior estiver vencida ou prestes a vencer. Para renovação da CNH o condutor deverá primeiramente acessar o SITE do DETRAN-DF para fazer o agendamento para a Biometria, independente da categoria. 

Biometria

Imagem: O Brasilianista

Após a coleta da Biometria, o condutor pode dirigir-se à uma clínica credenciada, como a HP CLÍNICA.

Desde o dia 01 de Fevereiro de 2022, os motoristas que precisaram renovar a CNH na categoria B, no Distrito Federal, foram obrigados também a realizar a coleta biométrica.

Anteriormente, o procedimento era facultativo para esses condutores. Com isso, a identificação biométrica passa a ser exigida para todos os candidatos e condutores nos processos relativos à habilitação no DF. 

A autarquia começou a implantar a coleta biométrica em 4 de agosto de 2018 e, de forma gradativa, contemplou diversos processos relacionados à habilitação.

Prazos para andar com a CNH vencida

Vale ressaltar que é possível dirigir com a CNH vencida por até 30 dias. Após esse período, o condutor que for flagrado será autuado com uma infração gravíssima. O motorista terá sete pontos negativos acumulados em sua carteira, além de receber multa. Essas penalidades estão de acordo com o Art. 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Uma vez que as taxas forem pagas e os exames realizados, é concedida uma nova CNH com validade de  até 10 anos ao motorista (conforme o caso). A nova CNH é entregue na casa do condutor num prazo de até 20 dias corridos.

Documentos necessários CNH DF

Obs.: Para a renovação da CNH pode ser aceito apenas a CNH. (original e cópia)

Documentos necessários outras unidades da Federação

Valores (Taxa do DETRAN inclusa)

  • Todas as categorias
    • CNH DF – Consultar
    • CNH outro Estado – Consultar
  • Para fins Remunerados
    • CNH DF – Consultar
    • CNH outro Estado – Consultar

Enfim, caso queira realizar este procedimento conosco, entre em contato para agendar seu atendimento. Afinal, estaremos sempre prontos para atendê-lo!

Agendar RenovaçãoPerguntas Frequentes

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!