Tem problema dirigir de salto alto?
Muitas mulheres gostam ou precisam usar salto no dia a dia e é aí que entra a dúvida: dirigir de salto pode dar multa?
No Código de Trânsito Brasileiro não existe nenhuma orientação específica sobre usar salto alto na direção, no entanto existem indicações apresentadas na legislação brasileira que induzem o bom senso dos motoristas.
No artigo 252, do CTB, a orientação é que todo calçado que não fique firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais não é recomendado e é considerado um objeto que se enquadra em infração média.
Por isso, usar um sapato desse tipo, pode resultar em uma multa de R$130,16 além de 4 pontos na carteira do condutor.
Riscos de dirigir de salto
Certo, já sabemos que dirigir de salto especificamente não dá multas e isso vai depender do agente de trânsito que fizer a abordagem.
Pode ser que o salto esteja bem firme nos pés, preso no calcanhar e assim não saia com facilidade. Mas dependendo do salto, seja ele muito alto ou muito fino pode atrapalhar na sensibilidade dos pedais além de correr o risco de enroscar no tapete do carro ou virar no momento de uma manobra.
Tipos de sapatos indicados para dirigir
O mais indicado é escolher um sapato confortável e firme, onde você sinta segurança para acionar os pedais. Dessa forma, os mais indicados são tênis, sapatênis e sapatilhas.
Chinelos, sandálias e as rasteirinhas podem ser usadas desde que estejam presas ao calcanhar.
Por isso, a dica é: caso seja essencial o uso do salto alto, deixe outro sapato mais confortável no carro para dirigir e não correr risco de acidentes.
Fonte: Delta Fiat, I carros, Doutor Multas