Tudo o que você precisa saber sobre a CNH Provisória

Quando se trata do universo automotivo, um dos assuntos que mais geram dúvidas nos motoristas é a CNH Provisória. Se você já dirige ou se está perto de se tornar um condutor, com certeza já ouviu falar sobre ela, a Permissão Para Dirigir (PPD).

Ainda que seja um documento tão comum e falado, a CNH Provisória é cercada de dúvidas pelos condutores. E para esclarecer esses questionamentos, nós preparamos esse texto com tudo o que você precisa saber sobre a PPD.

Obtendo a CNH Provisória

Após seguir todo o passo a passo e ter conquistado a sua primeira habilitação, você terá o direito de dirigir. Esse direito é garantido pela CNH Provisória, com validade de 12 meses.

Com a aprovação no Exame Prático de Direção Veicular, o documento será enviado exclusivamente pelos Correios para o endereço cadastrado junto ao Detran-DF. O prazo para emissão e entrega da CNH Provisória é de 20 dias.

Além disso, também é possível obter a PPD digitalmente. Para isso, basta o condutor baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) no próprio celular.

Mitos e verdades sobre a CNH Provisória

Como já mencionamos, a PPD emitida vale por um ano. Esse período é considerado uma espécie de estágio probatório, ou seja, um teste avaliativo para saber se o motorista está realmente apto a conduzir um veículo automotor ou elétrico.

E é aqui que começam as dúvidas dos condutores e futuros condutores. Por isso, separamos algumas das principais questões sobre a CNH Provisória para que você saiba tudo sobre esse documento.

Ela pode ser cassada

Verdade. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que estiver em período de estágio probatório pode ter a CNH Provisória cassada caso cometa uma infração gravíssima ou uma infração grave. Ele também não poderá cometer duas ou mais infrações de natureza média.

Além disso, em caso de cassação da PPD, o motorista deve refazer todo o processo para tirar a habilitação. Desde os exames médicos e psicológicos, passando pelas provas teórica e prática novamente.

Existe limite de pontos

Mito. Diferente da CNH Definitiva, o documento provisório não possui um limite de pontos. Como vimos no item anterior, o sistema é bem mais rigoroso quando se trata de infrações cometidas por quem possui a PPD.

Não pode dirigir em rodovias

Mito. Esse talvez seja um dos grandes mitos envolvendo a habilitação provisória. A Permissão Para Dirigir dá ao condutor o direito de conduzir um veículo em qualquer via pública aberta à circulação em todo o território nacional.

Não pode recorrer de multas

Mito. Assim como qualquer condutor que já tenha a CNH Definitiva, o motorista que ainda possui a CNH Provisória pode recorrer da aplicação da multa caso não concorde.

Como vimos, existem alguns mitos quando se trata do documento de habilitação provisório. Além disso, alguns cuidados são necessários para você completar os 12 meses ao volante tranquilamente e sem ter nenhum problema.

Com uma condução consciente, você conseguirá tirar de letra esse período de teste e ganhará mais confiança. E em seguida poderá solicitar a sua CNH Definitiva junto ao Detran-DF.

Gostou do conteúdo de hoje? Compartilhe com aquele amigo ou familiar que tem dúvidas sobre a CNH provisória. Até a próxima!

Compartilhe

Não é necessário agendar! Somos a única Clínica Credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!