Como fazer inclusão de EAR na CNH?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais desejados e importantes do país. Com ela as pessoas estão autorizadas a conduzir veículos em todo o território nacional, trazendo facilidade e praticidade ao dia a dia.
Mas não é só para facilitar a locomoção diária que muita gente opta por obter a habilitação, muitas pessoas encaram o volante como uma profissão. E para isso é fundamental que a indicação de que Exerce Atividade Remunerada (EAR) esteja presente na CNH.
E caso você seja do time que ainda tem dúvidas sobre o EAR, é só seguir a leitura que vamos responder tudo o que você precisa saber sobre este tema.
O que é EAR?
É uma informação obrigatória de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), presente na CNH, que indica se o condutor está autorizado a realizar atividades profissionais que envolvem o transporte de passageiros ou cargas.
Ao contrário do que muita gente pensa, EAR não é uma categoria de habilitação. Ela é uma forma de distinguir entre motoristas que usam o veículo apenas para uso particular, dos que utilizam o veículo como meio de trabalho.
E quem precisa ter essa anotação na carteira de habilitação? Diversos profissionais como:
- motoristas de aplicativo (Uber, 99, etc)
- taxistas
- motoboys
- motoristas de caminhão
- motoristas de ônibus
- motoristas de vans
Ter essa informação na CNH é importante, porque algumas atividades de condução exigem um nível adicional de responsabilidade e habilidade, especialmente quando se trata do transporte de pessoas ou mercadorias.
Como incluir o EAR na CNH?
Para incluir a observação de atividade remunerada na sua CNH é muito simples. É só seguir o passo a passo a seguir:
1. Solicitação e biometria
O primeiro passo é solicitar a inclusão do EAR no site ou aplicativo do DETRAN-DF. E isso é bem simples: basta acessar o app ou site com seu login e senha para realizar a solicitação.
Em seguida, você deve comparecer a um dos postos de atendimento do DETRAN-DF para realizar a coleta de biometria. Lembrando que a biometria pode ser coletada das 7h às 17h45, de segunda à sexta e não há necessidade de agendamento.
2. Exames e documentos
Também é preciso realizar alguns exames específicos em uma clínica credenciada junto ao DETRAN-DF. E aqui você pode contar com uma clínica de confiança e com anos de experiência, como a HP Clínica.
Os exames necessários são:
- psicotécnico (todas as categorias)
- toxicológico (categorias C, D e E)
Não se esqueça de levar a sua CNH! Ela é fundamental para que você dê seguimento ao processo de inclusão de EAR.
3. Pagamento das taxas
Para incluir o EAR na habilitação é necessário pagar algumas taxas, confira na tabela abaixo os valores atualizados*:
Adição EAR | Valor |
Adição EAR com taxa de biometria – CNH do DF | R$550,74 |
Adição EAR com taxa de biometria – CNH de outro estado | R$579,74 |
* Valores atualizados em Abril/2024
Além disso, é importante você ter em mente que há o custo envolvendo a realização do exame toxicológico, que deve ser feito em um laboratório especializado e também credenciado ao DETRAN-DF.
O EAR na sua CNH ou na de outra pessoa, indica que o motorista está autorizado a exercer atividades remuneradas de condução. É fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados no transporte de passageiros e cargas.
Esperamos que este guia ajude você a entender mais sobre a indicação de EAR na habilitação e como é possível solicitar sua inclusão no DF. Se ainda assim você tiver dúvidas, entre em contato com a nossa clínica, será um prazer auxiliá-lo.