como funciona o DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres, determinação de normas para formação e fiscalização de condutores, credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas, despachantes de trânsito e clínicas de exames médicos e psicológicos.

Além do DETRAN existem outros órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito, como CONTRAN, DENATRAN, entre outros.

O objetivo do órgão é manter a ordem em vias públicas, garantindo a segurança de condutores de veículos motorizados e pedestres. A fiscalização do trânsito visa fazer cumprir todas as normas estabelecidas por lei. Por esse motivo, o DETRAN atua em conjunto com as Polícias para definir a melhor forma de realizar o policiamento ostensivo para a aplicação das leis.

A realização de campanhas de educação no trânsito, assim como campanhas sobre os cuidados no trânsito, também são de responsabilidade do DETRAN, em parceria com outros órgãos.

Principais competências

O DETRAN de cada Estado tem como competências planejar, coordenar, executar e controlar:

  • Habilitação de condutores
  • Vistoria e registro de veículos
  • Fiscalização, autuação e arrecadação de multas
  • Estatísticas de trânsito
  • Educação para o trânsito

Agora que você já sabe o que é e como funciona o DETRAN, fique atento aos conteúdos do nosso blog. Esteja sempre bem informado. Faça a diferença no trânsito.

Compartilhe

Não é necessário agendar! Somos a única Clínica Credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!