Psicotécnico: saiba tudo sobre o teste

Créditos: PB Agora/Google

Psicotécnico é uma palavra que te causa receio quando o assunto é a tão sonhada CNH? Você não está sozinho!

Saiba que há muitas aflições em torno do processo, visto que a aprovação no teste psicotécnico também é requisito para o direito de dirigir.

Então, se você quer informações e tirar todas as suas dúvidas sobre psicotécnico, acompanhe nosso conteúdo!

Qual a função do teste psicotécnico?

Concentração, tomada de decisão, atenção, memória, raciocínio lógico, etc. Você precisa disso tudo para conduzir um veículo, sabia?

Sendo assim, todos esses traços de personalidade precisam ser avaliados, já que dirigir não envolve apenas habilidade física, mas também mental e emocional.

Portanto, o objetivo é descartar a possibilidade de atos imprudentes, revelando traços psicológicos e averiguando suas potenciais ações enquanto motorista.

Mas a reprovação não necessariamente significa falta de aptidão para dirigir, mas sim que, naquele momento, suas características psicológicas não são compatíveis com a atividade.

Como é o teste psicotécnico?

Muitas pessoas podem questionar como é aplicado um teste psicotécnico. De fato, à primeira vista a avaliação não parece fazer muito sentido.

Porém, cada etapa do teste tem um motivo, como o teste de cálculo, que pode mostrar traços da sua atenção, caso se confunda ou não com os sinais de operação.

Na sequência, sua agilidade na resolução dos cálculos é um ponto a ser avaliado. Há ainda os desenhos ou “grafismo”, também sendo indicadores de personalidade.

Por fim, nunca há certo ou errado, já que o profissional avaliará a partir de conhecimentos técnicos. Basta que você faça com honestidade, da forma que você sabe e consegue.

E se eu não passar no teste psicotécnico?

Em linhas gerais, de acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), existem três possibilidades no teste psicotécnico:

1. Ser aprovado

Você pode não apresentar impedimentos psicológicos durante a avaliação e ser considerado apto para dirigir.

2. Ser reprovado temporariamente

Nesse caso, você é reprovado naquele momento, mas seu desempenho psicológico pode se tornar apto para dirigir.

3. Ser considerado inapto

Você é considerado inapto e não apresenta características necessárias para a condução de um veículo.

Dito isso, normalmente ao fim do teste o profissional revela o resultado, ou isso pode ocorrer em até dois dias úteis.

Mas para qualquer um dos resultados (mesmo no último), você tem o direito, em até 30 dias, de solicitar uma nova avaliação.

Confira algumas dicas!

Primeiro, nada de pensar negativamente, ou então se concentrar em estresse, nervosismo e ansiedade, que podem transformar sua capacidade. Mantenha o controle emocional.

Outro ponto é dar total atenção às orientações do avaliador, para manter o foco e executar tudo da melhor maneira.

Por fim, você pode exercitar a mente com atividades como palavras-cruzadas, caça-palavras e Sudoku, como forma de impulsionar o raciocínio.

Se você gostou das informações e dicas, compartilhe este conteúdo! E garanta que seu teste seja aplicado com os melhores profissionais, na HP Clínica: entre em contato.

Compartilhe

Não é necessário agendar. Estamos perto de tudo e de você!

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá, posso te ajudar?