Como conseguir a carteira categoria E?
A categoria E é a última das categorias que pode ser tirada no Brasil. Ela permite conduzir todos os veículos das categorias B, C e D, trailers, veículos que rebocam unidades com mais de 6.000 kg de PBT ou com lotação superior a 8 passageiros.
Além disso, é a única categoria que permite conduzir veículos com mais de um reboque. Para conseguir a habilitação nesta categoria são necessárias algumas aulas e exames específicos da área médica e psicológica.
Quer saber tudo sobre como conseguir a carteira de categoria E? Continue com a gente neste artigo.
Como se tira a carteira E?
Algumas regras são válidas para qualquer categoria, como por exemplo ter no mínimo 18 anos, ser alfabetizado, possuir documento nacional de identificação e Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF).
A partir dessas regras básicas, cada acréscimo de categoria à CNH faz novas exigências de adequação. Para acrescentar essa categoria à Carteira Nacional de Habilitação é necessário que o candidato(a) comprove experiência prévia na habilitação nas categorias C ou D, de pelo menos 1 ano.
Para essa categoria, também é necessário ter mais de 21 anos e ser aprovado em exame de aptidão físico e mental. Não ter sido multado por infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração médica nos últimos 12 meses.
Por fim, mas não menos importante, deve realizar o curso prático de 20 horas/aula e teste de direção veicular para conquistar a tão sonhada categoria E.
Quanto custa adicionar a categoria E?
Cada adição é feita com base em dados do próprio estado do condutor. Por isso, é necessário que a consulta dos trâmites seja feita no portal do estado de origem do motorista, a fim de que não haja nenhuma confusão.
No Distrito Federal, por exemplo, devemos consultar o Detran-DF http://www.detran.df.gov.br/ que lá você encontra todos os valores da adição da sua categoria E.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!
Fonte: Economia Telemetria; Portal do Trânsito.