14 anos da lei seca – Entenda mais sobre a lei no país
Há 14 anos, a lei seca (lei 11.705) entrou em vigor no Brasil com o objetivo de proibir que as pessoas conduzissem qualquer veículo com concentração de seis miligramas de álcool por litro de sangue.
Além disso, a lei proibiu também a venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais. Essa lei visa conscientizar sobre o perigo de bebida ao volante, além de reduzir o número de mortes e acidentes de trânsito causados pela mistura.
Segundo dados divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, nos primeiros seis anos da lei, o índice de mortes no trânsito diminuiu de 6,92 mortes a cada 10 mil veículos para 4,99.
Além disso, de acordo com um levantamento do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro, a lei seca evitou quase 41 mil mortes de 2008 a 2016, evitando também uma perda de R$74,5 bilhões para a economia.
Existe uma quantidade álcool permitida?
Felizmente, não. Segundo o art. 276 do Código de Trânsito Brasileiro, qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar sujeita o condutor às penalidades.
Essa atualização de tolerância zero vem desde 2012, ou seja, se o aparelho registrar um valor superior ou igual a 0,3 mg de álcool por litro de ar, o condutor estará cometendo um crime de trânsito.
Quais as penalidades?
A lei seca garante uma série de penalidade para o condutor. São elas:
-Multa gravíssima com multiplicador 10, o que resulta em um valor de R$2.934,70;
-Suspensão do direito de dirigir por 12 meses;
-Recolhimento da CNH;
-Retenção do veículo no caso da não apresentação de um motorista habilitado e com condições de dirigir;
-Multa em dobro no caso de reincidência no período de 12 meses.
Posso dirigir depois de quanto tempo?
Segundo uma publicação do American Addiction Centers, o recomendado é que o motorista volte a dirigir, no mínimo, em 12 horas depois de beber. Pois esse é o tempo mínimo que uma dose de álcool leva para sair do sistema respiratório.
Ainda assim, não é uma questão exata para ser respondida já que cada organismo trabalha de um jeito diferente.
Uma dose de álcool permanece no sistema respiratório por até 6 horas. No sangue, de 12 a 24 horas. No sistema urinário, de 12 a 72 horas. Na saliva, de 12 a 24 horas e no cabelo por até 90 dias.
Por isso, a recomendação é sempre que se for para algum lugar beber vá com uma carona (claro, que não beba) ou peça um aplicativo de corrida e assim você se diverte preservando a sua vida e dos demais.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário.
Fonte: Doutor Multas; Summit Mobilidade; Zul Digital