Como ultrapassar ciclistas de forma segura?
Respeito: com toda certeza, essa é a base para uma boa convivência no trânsito. É por isso que, quando estamos na autoescola, somos ensinados que os maiores devem sempre zelar pelos menores.
Logo, se você está se deslocando de carro ou moto, é fundamental cuidar de outro agente no trânsito: o ciclista. É por isso que no artigo de hoje nós vamos te contar o que você precisa estar atento para ultrapassar um ciclista, caso seja necessário, com a máxima segurança possível!
Velocidade
Além de sempre andar no limite de velocidade estabelecido pela via, em locais onde a velocidade permitida é mais alta (vias rápidas), ao se aproximar de um ciclista, é necessário que o motorista reduza a velocidade, principalmente na hora da ultrapassagem.
Inclusive, caso não se respeite essa velocidade perto dos ciclistas, uma multa gravíssima pode ser aplicada no valor de R$239,47.
Distância
É obrigação do motorista, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro manter uma distância lateral mínima de 1,5 m do ciclista. Principalmente nas ultrapassagens. Se não for possível manter essa distância de segurança, o melhor a se fazer é aguardar ou mudar de faixa.
Preferência
Assim como os pedestres, quem está pedalando sempre terá preferência em cruzamentos e/ou conversões, em relação aos veículos automotores.
Inclusive, o mesmo acontece quando o espaço é muito pequeno para ambos os veículos.
Ciclovias e ciclofaixas
Essas vias são destinadas exclusivamente para os ciclistas, por isso, o motorista nunca deve trafegar sobre ela. Nem mesmo estacionar ou parar para um embarque ou desembarque rápido.
Caso o motorista seja pego fazendo isso, sofre uma infração grave com cinco pontos na carteira e multa de R$195,23.
Atenção
Por último, mas não menos importante, é fundamental que se tenha sempre atenção ao dirigir. Principalmente se estiver à noite, já que muitos ciclistas não possuem alertas luminosos e a visibilidade é baixa.
Seguindo essas dicas simples, você pode garantir que todos possam compartilhar a estrada de maneira segura e harmoniosa.
Fonte: Mobilidade Estadão; Dok Despachante; Curso de Trânsito