CNH digital: vantagens e como obter
Você sabia que a CNH digital já é válida para os condutores, em todo o território nacional, desde 2018?
Mas ainda em 2020 nem todos os motoristas aderiram à alternativa, ou sequer sabem dessa possibilidade, suas vantagens e como obter a CNH digital.
Por isso, trouxemos aqui um apanhado dessas informações, para você ficar por dentro de tudo e poder decidir se quer aproveitar essa funcionalidade.
O que é CNH digital?
A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento.
Assim, a CNH digital possui a mesma validade do documento impresso, por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, gratuito e disponível para Android e iOS.
Já para acessar o documento, não há necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados. Basta que ele esteja cadastrado no app em seu celular.
Em quais situações posso utilizar a CNH digital?
Em todas! O smartphone só precisa estar funcionando, pois, em fiscalizações, se estiver descarregado, por exemplo, se considera que a CNH não está sendo portada.
Além disso, somente um dispositivo pode estar conectado à CNH digital, que deve estar vinculado ao cadastro do condutor no Depto. Nacional de Trânsito (Denatran).
Já em caso de perda ou furto/roubo do celular, o condutor deverá bloquear a CNH-e no Portal de Serviços do Denatran.
Quais as vantagens da CNH digital?
Armazenar todas as informações da carteira impressa e poder ser utilizada em qualquer situação são algumas das características da CNH digital.
Mas que tal saber de mais algumas vantagens desse formato do documento? Confira:
1. Praticidade
Você pode ter sua CNH digital no celular que já utiliza no dia a dia, com a mesma autenticidade do documento em papel. Literalmente sempre à mão!
2. Segurança
O documento digital traz dados criptografados, QR Code que garante sua autenticidade e uma assinatura digital (P7S).
Ou seja, isso proporciona validade jurídica, evitando fraudes e falsificações do seu documento.
3. Mais utilidade
O app permite criar PDF exportável dos documentos (CNH e CRLV) que, com a assinatura gerada, têm o mesmo valor jurídico das versões impressas.
Assim, a identificação pode ser utilizada por outros serviços eletrônicos do Governo ou mesmo em situações privadas que exijam a identificação do portador.
Como obter a CNH digital
Para gerar a CNH digital, é preciso possuir a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code (CNH’s emitidas a partir de maio de 2017).
Ou seja, o condutor que possuir uma CNH sem QR Code pode solicitar a 2ª via de sua CNH física ou renovação da CNH. A versão digital é gratuita e opcional.
Sendo assim, confira aqui os passos para a sua solicitação:
- Cadastre-se no Denatran
Faça seu cadastro junto ao Denatran, por meio do portal do Governo Federal, clicando aqui.
- Baixe o app “Carteira Digital de Trânsito”
É hora de baixar o aplicativo pela Google Play Store (Android) ou pela App Store (iOs).
- Acesse a CNH digital em alguns passos
- Preencha CPF e senha cadastradas no site do Denatran;
- Valide os dados cadastrais. Você pode escolher validá-los pelo app, no site do Denatran com certificado digital, ou na sede do DETRAN-DF (ou de seu Estado);
- Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do seu endereço, cadastrado no Detran;
- Faça a leitura do QR Code de sua CNH;
- Faça a leitura facial, seguindo as instruções descritas no aplicativo;
- Insira o número do telefone celular e clique em “concluir”. A CNH-e será exibida.
E aí, gostou de saber mais sobre a CNH digital? Agora você pode entender se ela é interessante para você e, se quiser, indique também para quem você conhece!