Novas regras de trânsito: lembre as principais

Novas regras de trânsito entraram em vigor desde o início de abril, alterando pontos importantes do Código de Trânsito Brasileiro.

Assim como toda mudança exige adaptação, com as alterações no CTB não é diferente!

Por isso, trouxemos algumas das principais novas regras, para que sejam relembradas. Vamos lá?

1. Tolerância para suspensão da CNH

A partir das mudanças no CTB, agora são necessários 40 pontos para a perda da Carteira Nacional de Habilitação. Mas isso depende da gravidade das multas.

Sendo assim, é possível perder a habilitação com 20 pontos, por exemplo, tendo duas ou mais infrações gravíssimas. Ou 40 pontos, se não cometer nenhuma infração gravíssima.

Por último, vale lembrar: a suspensão da CNH continua valendo para infrações que prevêem a penalidade, como é o caso da Lei Seca.

2. Exame toxicológico nas novas regras

As regras de trânsito sobre a obrigatoriedade do exame toxicológico têm suas alterações voltadas aos condutores profissionais.

A partir das novas regras, motoristas de transportes rodoviários, de cargas ou habilitados nas categorias C, D ou E deverão realizar o teste a cada 2 anos e meio. O período de atualização era de 5 anos.

3. Uso da cadeirinha

Outra mudança que impacta muito no dia a dia do trânsito é sobre o uso da cadeirinha que, para o caso de algumas crianças, a rotina não se altera.

Porém, com as novas regras do CTB, crianças de até 10 anos de idade e com menos de 1,45m de altura devem, obrigatoriamente, usar a cadeirinha.

Além da penalidade para o bolso, quem transportar crianças sem cadeirinha perde 7 pontos na carteira.

4. Farol aceso durante o dia

De acordo com a nova Lei de Trânsito, o condutor deve manter acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa, mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração.

E caso os veículos não dispuserem de luzes de rodagem diurna, deverão manter acesos os faróis nas rodovias de pista simples fora dos perímetros urbanos, mesmo durante o dia.

Por fim, os veículos de transporte coletivo de passageiros, quando circularem em faixas ou pistas a eles destinadas, e as motocicletas, motonetas e ciclomotores, deverão utilizar farol de luz baixa durante o dia e à noite.

5. Crianças em motos com as novas regras

Mais uma nova lei de trânsito do CTB envolvendo as crianças: passou a ser proibido transportar em motos crianças com menos de 10 anos. Anteriormente o limite era 7 anos.

Já a penalidade do transporte indevido na garupa da moto, além de pesar no bolso, é multa gravíssima, e ocorre a suspensão do direito de dirigir.

E aí, se lembrava de todas essas novas regras de trânsito? Compartilhe com outras pessoas que você conhece, e até a próxima!

Fonte: AutoPapo/UOL

Compartilhe

Não é necessário agendar! Somos a única Clínica Credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!