Placas com padrão Mercosul: tudo que você precisa saber
Possivelmente você já deve ter visto a nova placa Mercosul circulando no Brasil e com isso, algumas dúvidas a respeito dela devem ter surgido. Por que a alteração? Sou obrigado a alterar? Quanto custa?
E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Continue com a gente se você deseja saber mais sobre a nova placa Mercosul.
Desde quando está valendo?
A nova placa é obrigatória, em alguns casos, desde 31 de janeiro de 2020. Em 2014, havia sido estabelecido no Brasil que a lei entraria em vigor a partir de 2016.
Em 2016, no entanto, o prazo foi adiado para o ano seguinte. Em 2017, postergado por tempo indeterminado. Em 2018, o cronograma foi retomado e a troca das placas começou em setembro no estado do Rio de Janeiro, seguindo gradualmente para todo o Brasil desde o início de 2019.
Para quem é obrigatória?
Até o momento, a obrigatoriedade é para o primeiro emplacamento. Para quem deseja fazer a transferência de município. Quando há troca de categoria, por exemplo, um táxi vira carro de passeio e quando a placa antiga não passa na vistoria por estar danificada ou ilegível.
Para aqueles que não estão em nenhuma dessas categorias de obrigatoriedade, mas ainda sim desejam fazer a troca, também é permitido. Basta procurar o Detran-DF para saber sobre os procedimentos necessários e os valores.
O que muda nessa placa?
A nova placa contínua tendo sete dígitos, no entanto, ela possui quatro letras e três algarismos. Com a alteração, mais que dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões.
Além disso, a sequência não é mais de letras e números seguidos. Fica intercalada: LLL NLNN, ou seja, L sendo para letras e N para números.
Visualmente ela também é bem diferente, apenas o tamanho continua o mesmo. Ao invés da tarja preta com o nome da cidade, é uma faixa azul com o nome e a bandeira do país.
A placa Mercosul vem com um QR code, através do qual as autoridades podem descobrir todas as informações sobre o veículo, inclusive clonagens.
E você, o que achou da nova placa padrão Mercosul? Comente e envie o artigo para os amigos que estão com dúvidas também.
Fontes: Quatro Roda Brasil; Blog Seminovos; Insta Carros.