Posso usar o reboque no meu carro?
Para começar, é importante entender o que é um reboque. Definido como um veículo independente que serve para transporte de carga além da capacidade do porta-malas e/ou caçamba do veículo, o reboque é engatado ao veículo e pode possuir dois ou mais eixos, o que permite que ele se mobilize sozinho.
Porém, para utilizá-lo, é preciso ter atenção à legislação e ao veículo.
Quando o motorista utiliza o reboque, esse deixa de ser considerado um “veículo leve” e passa a ser considerado um “veículo pesado”. Por isso, o limite de velocidade do carro com o reboque deve ser menor do que o de costume.
Outro ponto de atenção, é em relação ao peso total do veículo. De acordo com a resolução 197/2006 do Contran, o uso de reboque em automóveis é de até 3.500 kg de Peso Bruto Total.
Além disso, o acessório precisa ser feito por uma empresa certificada pelo Inmetro, trazendo uma plaqueta com os dados do fabricante, modelo de carro para qual é destinado, capacidade máxima de tração e uma referência à resolução do Contran.
Quais carros podem e quais não podem puxar reboques?
Dentre os carros de passeio certificados para o uso de reboque no mercado automotivo brasileiro estão: o Jeep Compass, Volkswagen T-Cross, Toyota Corolla (a partir de 2020), Renault Sandero e Hyundai HB20.
Já os carros vetados para receber engate são: os Chevrolet Onix e Onix Plus, todos os modelos da Honda (incluindo os novos City e City Hatchback) e Nissan Versa.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe com os amigos.
Fonte: InstaCarro; Auto Papo; Minuto Seguro