Segurança no trânsito: setas
O trânsito pode ser um lugar mais seguro se os motoristas fizessem o bom uso de um item de segurança obrigatório, presente em todos os carros: as setas.
Dar a seta para indicar com antecedência aos demais condutores, ciclistas e pedestres a intenção de deslocar o veículo em uma outra direção, pode evitar muitos acidentes e levar uma multa de trânsito.
Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar a seta é considerado uma infração grave, que gera multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (CNH).
É importante que o proprietário do veiculo fique sempre atento às condições do sistema elétrico de iluminação do veículo, mantendo-o devidamente regulado e com lâmpadas em bom estado.
Dessa forma, em casos de uso da seta, os motoristas e pedestres que estão atrás podem se preparar para a redução de velocidade, frenagem, ultrapassagens, travessias mais seguras de pedestres, etc.
Evite acidentes de forma simples. Faça o uso da seta sinalizadora para conversões, mudanças de faixa, ultrapassagem, manobra e estacionamento.